main-banner

Jurisprudência


STF CC 7096 / GO - GOIÁS CONFLITO DE COMPETÊNCIA

Ementa
CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA SUSCITADO PELO JUÍZO DE DIREITO E PELO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE TRINDADE (GO), EM FACE DA INTERPRETAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO O ARTIGO 66 DA LEI Nº 9.099/95. 1. Incompetência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça para processar e julgar conflito negativo de competência entre Juízo de Direito e Juizado Especial Cível e Criminal (CF, artigos 102, I, o, e 105, I, d). 2. O artigo 125, § 1º, da Constituição Federal dispõe que "a competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição do Estado." Por sua vez, o artigo 46, VIII, m, da Constituição goiana estabelece que compete privativamente ao Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, os conflitos de competência entre juízes". 3. Competência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 4. Conflito negativo de competência não conhecido.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, não conheceu do conflito e determinou a remessa dos autos ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, nos termos do voto do Relator. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Néri da Silveira, Sydney Sancehs, Ilmar Galvão, e, neste julgamento, o Senhor Ministro Moreira Alves. Plenário, 01.6.2000.

Data do Julgamento : 01/06/2000
Data da Publicação : DJ 30-06-2000 PP-00039 EMENT VOL-01997-01 PP-00224
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : SUSTE. : JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DE TRINDADE. SUSDO. : JUIZA DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TRINDADE. INTDO. : MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. INTDO. : LUIS GONÇALVES SOBRINHO.
Mostrar discussão