main-banner

Jurisprudência


STF CJ 6390 / SP - SÃO PAULO CONFLITO DE JURISDIÇÃO

Ementa
COMPETÊNCIA. EXECUÇÃO ENTRE PARTICULARES. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. EMBARGOS DE TERCEIRO, OPOSTOS PELA CEF, NA QUALIDADE DE CREDORA HIPOTECARIA, OBJETIVANDO SUBTRAIR O BEM IMÓVEL, DADO COMO GARANTIA HIPOTECARIA, DA CONSTRIÇÃO JUDICIAL. SENDO A CEF AUTORA, NOS EMBARGOS DE TERCEIRO, E DEVENDO ESSE PROCEDIMENTO E O PRINCIPAL SE PROCESSAREM, PERANTE UM ÚNICO JUÍZO, FORÇA E ENTENDER QUE, AO JUIZ FEDERAL, CABE CONHECER DESSES EMBARGOS E JULGA-LOS. A ESSE MESMO JUÍZO, HÁ-DE DESLOCAR-SE A EXECUÇÃO, EIS QUE A COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL, "RATIONE PERSONAE", PREPONDERA SOBRE A REGRA DA LEI PROCESSUAL CIVIL, QUE FIXA A COMPETÊNCIA FUNCIONAL DO JUIZ QUE ORDENOU A APREENSAO. CONSTITUIÇÃO, ART-125, I. SENTENÇA DO JUIZ DE DIREITO, QUE SE DECLARA NULA, DESDE LOGO, A TEOR DO ART-122, DO CPC, POR INCOMPETENCIA DO PROLATOR. REMESSA DOS AUTOS, DE IMEDIATO, AO JUIZ FEDERAL, EM SÃO PAULO, PARA QUE DECIDA OS EMBARGOS DE TERCEIRO, COMO DE DIREITO.
Decisão
Conheceu-se do conflito e deu-se pela competência da Justiça Federal do Estado de São Paulo, unanimemente. Plenário, 13.04.83.

Data do Julgamento : 13/04/1983
Data da Publicação : DJ 27-05-1983 PP-07532 EMENT VOL-01296-01 PP-00216 RTJ VOL-00106-03 PP-00946
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : SUSTE.: TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS SUSDO.: 1º TRIBUNAL DE ALÇADA DO ESTADO DE SÃO PAULO INTERESSADOS: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF ADVS.: CLAUDIO DA ROCHA CAMARGO E OUTROS INTERESSADOS: JOSÉ CASETTA ADVS.: NORBERTO CARRIDE JÚNIOR E OUTROS
Mostrar discussão