main-banner

Jurisprudência


STF CJ 6672 / RS - RIO GRANDE DO SUL CONFLITO DE JURISDIÇÃO

Ementa
COMPETÊNCIA. CONFLITO ENTRE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E O TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS. MEDIDA CAUTELAR DE SEQUESTRO DE IMÓVEL, INCIDENTAL A PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE RENDA E DE DANOS DECORRENTES DE AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISA MINERAL. INTERESSE MANIFESTADO PELA UNIÃO NÃO RECONHECIDO. TENDO-SE, COMO BEM DECIDIU O TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS (1A. TURMA), QUE NÃO POSSUIA A UNIÃO INTERESSE NA DEMANDA, TANTO E CERTO QUE NÃO SE INSURGIU CONTRA A COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO ESTADO PARA PROCESSA-LA E JULGA-LA, VINDO A SER INDEFERIDO O SEU PEDIDO DE INGRESSO LITISCONSORCIAL NA LIDE, E DE DAR-SE PELA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL QUE, SE E COMPETENTE PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO, TAMBÉM O E NO TOCANTE A MEDIDA CAUTELAR.
Decisão
Indexação LITIGIO, TITULAR, AUTORIZAÇÃO, LAVRA DE MINERIO, PROPRIETARIO, SOLO. CARACTERIZAÇÃO, AUSÊNCIA, INTERESSE, UNIÃO FEDERAL, INDEFERIMENTO, INGRESSO, LIDE, QUALIDADE, LITISCONSORTE, OCORRENCIA, DEMANDA, PARTICULAR. COMPETÊNCIA, JUSTIÇA ESTADUAL, CONHECIMENTO, MEDIDAS ACAUTELATORIAS, EFEITO, COMPETÊNCIA, PROCESSO JUDICIAL, AVALIAÇÃO, RENDA. PC2452,COMPETÊNCIA JURISDICIONAL ,CÍVEL, MEDIDA CAUTELAR SEQUESTRO DE IMÓVEL PC1264,COMPETÊNCIA JURISDICIONAL ,CÍVEL, CONFLITO DE JURISDIÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E ,TFR, Legislação LEG-FED EMC-000001 ANO-1969 ART-00125 INC-00001 ART-00126 CF-1969 CONSTITUIÇÃO FEDERAL Observação VOTAÇÃO: UNÂNIME. RESULTADO: CONHECIDO: Número de páginas: 6. Alteração: 18/11/2011, CHM.

Data do Julgamento : 09/12/1987
Data da Publicação : DJ 11-03-1988 PP-04740 EMENT VOL-01493-01 PP-00033
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ALDIR PASSARINHO
Parte(s) : SUSCITANTE: TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS SUSCITADO: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL INTERESSADO: GILBERTO FRANCISCO PASCUAL DO VALLE ADVOGADO: HELIO FARACO DE AZEVEDO E OUTROS INTERESSADO: JOÃO FRANCISCO ALVES ADVOGADO: ADROALDO GONÇALVES DA ROSA INTERESSADO: UNIÃO FEDERAL INTERESSADO: SOCIEDADE ANTÔNIO VIEIRA ADVOGADO: FREDERICO HELMUTH KERBER
Mostrar discussão