STF Ext 272 / AI - AUSTRÁLIA EXTRADIÇÃO
1) EXTRADIÇÃO.
A) O DEFERIMENTO OU RECUSA DA EXTRADIÇÃO E DIREITO INERENTE A
SOBERANIA.
B) A EFETIVAÇÃO, PELO GOVERNO, DA ENTREGA DO EXTRADITANDO,
AUTORIZADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DEPENDE DO DIREITO
INTERNACIONAL CONVENCIONAL.
2) RECIPROCIDADE.
A) E FONTE RECONHECIDA DO DIREITO EXTRADICIONAL. EXTR. 232(1961),
EXTR. 288(1962), EXTR. 251(1963).
B) A CONSTITUIÇÃO DE 1967, ART. 83, VIII, NÃO EXIGE 'REFERENDUM' DO
CONGRESSO PARA ACEITAÇÃO DA OFERTA DO ESTADO REQUERENTE.
C) A LEI BRASILEIRA AUTORIZA O GOVERNO A OFERECER RECIPROCIDADE.
3) COMUTAÇÃO DE PENA
A) A EXTRADIÇÃO ESTA CONDICIONADA A VEDAÇÃO CONSTITUCIONAL DE CERTAS
PENAS, COMO A PRISÃO PERPÉTUA, EMBORA HAJA CONTROVÉRSIA A RESPEITO,
ESPECIALMENTE QUANTO AS VEDAÇÕES DA LEI PENAL ORDINÁRIA,
EXTR. 165(1953), EXTR. 230(1961), EXTR. 241(1962), EXTR. 234(1965).
B) O COMPROMISSO DE COMUTAÇÃO DA PENA DEVE CONSTAR DO PEDIDO,
MAS PODE SER PRESTADO PELO ESTADO REQUERENTE ANTES DA ENTREGA
DO EXTRADITANDO, EXTR. 241(1962). VOTO DO MIN. LUIZ GALLOTTI NA
EXTR. 218(1950).
4) INSTRUÇÃO. A DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR FOI OFERECIDA EM TEMPO
OPORTUNO, PELOS ESTADOS REQUERENTES, SEM PREJUÍZO DA DEFESA
EXERCITADA COM EFICIÊNCIA E BRILHANTISMO.
5) TERRITORIALIDADE.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (CRIMES DE MARTHEIM) E DA POLÔNIA
(CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA).
B) FALTA DE JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), PORQUE
A OCUPAÇÃO MILITAR NÃO TRANSFORMOU ESSAS LOCALIDADES EM TERRITÓRIO
ALEMÃO, NEM ALI PERMANECEM SUAS TROPAS, NEM O EXTRADITANDO
CONTINUA NO SERVIÇO.
6) NACIONALIDADE ATIVA.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (SOBIBOR E TREBLINKA) POR SER STANGL
AUSTRIACO.
B) JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), NÃO PORQUE STANGL
TIVESSE AO TEMPO A NACIONALIDADE ALEMÃ, MAS PORQUE ESTAVA A SERVIÇO
DO GOVERNO GERMÂNICO.
7) NARRATIVA. FOI MINUCIOSA, E ATÉ EXCESSIVA, A DESCRIÇÃO DOS
FATOS DELITUOSOS, DEPENDENDO A APURAÇÃO DA CULPABILIDADE, OU O
GRAU DESTA, DE JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
8) GENOCÍDIO. A ULTERIOR TIPIFICAÇÃO DO GENOCÍDIO, EM CONVENÇÃO
INTERNACIONAL E NA LEI BRASILEIRA, OU DE OUTRO ESTADO, NÃO EXCLUI
A CRIMINALIDADE DOS ATOS DESCRITOS, POIS A EXTRADIÇÃO E PEDIDA
COM FUNDAMENTO EM HOMICÍDIO QUALIFICADO.
9) CRIME POLÍTICO. A EXCEÇÃO DO CRIME POLÍTICO NÃO CABE, NO CASO,
MESMO, SEM APLICAÇÃO IMEDIATA DA CONVENÇÃO SOBRE O GENOCÍDIO, OU
DA L. 2.889/56, PORQUE ESSA EXCUSATIVA NÃO AMPARA OS CRIMES
COMETIDOS COM ESPECIAL PERVERSIDADE OU CRUELDADE (EXTR. 232, 1961).
O PRESUMIDO ALTRUISMO DOS DELINQUENTES POLÍTICOS NÃO SE AJUSTA A
FRIA PREMEDITAÇÃO DO EXTERMÍNIO EM MASSA.
10) ORDEM SUPERIOR.
A) NÃO SE DEMONSTROU QUE O EXTERMÍNIO EM MASSA DA VIDA HUMANA
FOSSE AUTORIZADO POR LEI DO ESTADO NAZISTA.
B) INSTRUÇÕES SECRETAS (CASO BOHNE) OU DELIBERAÇÕES DISFARÇADAS,
COMO A 'SOLUÇÃO FINAL' DA CONFERÊNCIA DE WANNSEE, NÃO TINHAM
EFICÁCIA DE LEI.
C) GRADUADO FUNCIONÁRIO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NÃO PODIA IGNORAR
A CRIMINALIDADE DO MORTICÍNIO, CUJOS VESTÍGIOS AS AUTORIDADES
PROCURARAM METODICAMENTE APAGAR.
D) A REGRA 'RESPONDEAT' SUPERIOR ESTÁ VINCULADA A COAÇÃO MORAL NÃO
PRESUMIDA PARA QUEM FEZ CARREIRA BEM SUCEDIDA NA ADMINISTRAÇÃO
DE ESTABELECIMENTOS DE EXTERMÍNIO.
E) DE RESTO, O EXAME DESSA PROVA DEPENDE DO JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
11) JULGAMENTO REGULAR. A PARCIALIDADE DA JUSTIÇA DOS ESTADOS
REQUERENTES NÃO SE PRESUME; NEM PODERIA O EXTRADITANDO SER JULGADO
PELA JUSTIÇA BRASILEIRA, OU RESPONDER PERANTE JURISDIÇÃO
INTERNACIONAL, QUE NÃO É OBRIGATÓRIA.
12) PRESCRIÇÃO.
A) FICOU AFASTADO O PROBLEMA DA RETROATIVIDADE; EXAMINOU-SE A
MATÉRIA PELO DIREITO COMUM ANTERIOR, PORQUE O BRASIL, QUE OBSERVA
O PRINCÍPIO DA LEI MAIS FAVORÁVEL, NÃO SUBSCREVEU CONVENÇÃO, NEM
EDITOU LEI ESPECIAL, SOBRE PRESCRIÇÃO EM CASO DE GENOCÍDIO.
B) NO QUE RESPEITA A POLÔNIA, A PRESCRIÇÃO NÃO FOI INTERROMPIDA,
SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA NOSSA LEI; TAMBÉM NÃO O FOI QUANTO A
ÁUSTRIA, EM RELAÇÃO AOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA, PORQUE
NENHUM DOS ATOS PRATICADOS PELO TRIBUNAL DE VIENA EQUIVALE AO
RECEBIMENTO DA DENÚNCIA, DO DIREITO BRASILEIRO.
C) A ABERTURA DA INSTRUÇÃO CRIMINAL NOS TRIBUNAIS DE LINZ E
DUSSELDORF, TENDO EFEITO EQUIVALENTE AO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA,
DO DIREITO BRASILEIRO, INTERROMPEU A PRESCRIÇÃO RELATIVAMENTE
AOS PEDIDOS DA ÁUSTRIA, PELOS CRIMES DE HARTHEIM, E DA ALEMANHA,
PELOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA.
13) PREFERÊNCIA.
A) A DETERMINAÇÃO DA PREFERÊNCIA, ENTRE OS ESTADOS REQUERENTES,
CABE AO SUPREMO TRIBUNAL, E NÃO AO GOVERNO, PORQUE O CASO SE
ENQUADRA EM UM DOS CRITÉRIOS DA LEI, CUJA INTERPRETAÇÃO FINAL
COMPETE AO JUDICIÁRIO.
B) AFASTOU-SE A PREFERÊNCIA PELA TERRITORIALIDADE, PLEITEADA PELA
ALEMANHA, PELAS RAZÕES JÁ INDICADAS QUANTO A JURISDIÇÃO.
C) PELO CRITÉRIO DA GRAVIDADE DA INFRAÇÃO, O EXAME DO TRIBUNAL
NÃO SE LIMITA AO TINO DO CRIME, MAS PODE RECAIR SOBRE O CRIME
'IN CONCRETO' (COMBINAÇÃO DO ART. 42 DO C. PENAL COM O ART. 78, II,
'B', DO C. PR. PEN.).
D) EM CONSEQUÊNCIA, FOI RECONHECIDA A PREFERÊNCIA DA ALEMANHA
(SOBIBOR E TREBLINKA), E NÃO DA ÁUSTRIA (HARTHEIM), CONSIDERADAS,
NÃO SOMENTE AS CONSEQUÊNCIAS DO CRIME, COMO TAMBÉM AS FINALIDADES
DAQUELES ESTABELECIMENTOS E A FUNÇÃO QUE O EXTRADITANDO NELES
EXERCIA.
14) ENTREGA. ENTREGA DO EXTRADITANDO A ALEMANHA, SOB AS CONDIÇÕES
DA LEI, ESPECIALMENTE AS DO ART. 12, E COM O COMPROMISSO DE
COMUTAÇÃO DE PENA E DA ENTREGA ULTERIOR A ÁUSTRIA.
15) 'HABEAS CORPUS'. FICOU PREJUDICADO O 'HABEAS CORPUS',
REQUERIDO, ALIÁS, A REVELIA DO EXTRADITANDO.
Ementa
1) EXTRADIÇÃO.
A) O DEFERIMENTO OU RECUSA DA EXTRADIÇÃO E DIREITO INERENTE A
SOBERANIA.
B) A EFETIVAÇÃO, PELO GOVERNO, DA ENTREGA DO EXTRADITANDO,
AUTORIZADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DEPENDE DO DIREITO
INTERNACIONAL CONVENCIONAL.
2) RECIPROCIDADE.
A) E FONTE RECONHECIDA DO DIREITO EXTRADICIONAL. EXTR. 232(1961),
EXTR. 288(1962), EXTR. 251(1963).
B) A CONSTITUIÇÃO DE 1967, ART. 83, VIII, NÃO EXIGE 'REFERENDUM' DO
CONGRESSO PARA ACEITAÇÃO DA OFERTA DO ESTADO REQUERENTE.
C) A LEI BRASILEIRA AUTORIZA O GOVERNO A OFERECER RECIPROCIDADE.
3) COMUTAÇÃO DE PENA
A) A EXTRADIÇÃO ESTA CONDICIONADA A VEDAÇÃO CONSTITUCIONAL DE CERTAS
PENAS, COMO A PRISÃO PERPÉTUA, EMBORA HAJA CONTROVÉRSIA A RESPEITO,
ESPECIALMENTE QUANTO AS VEDAÇÕES DA LEI PENAL ORDINÁRIA,
EXTR. 165(1953), EXTR. 230(1961), EXTR. 241(1962), EXTR. 234(1965).
B) O COMPROMISSO DE COMUTAÇÃO DA PENA DEVE CONSTAR DO PEDIDO,
MAS PODE SER PRESTADO PELO ESTADO REQUERENTE ANTES DA ENTREGA
DO EXTRADITANDO, EXTR. 241(1962). VOTO DO MIN. LUIZ GALLOTTI NA
EXTR. 218(1950).
4) INSTRUÇÃO. A DOCUMENTAÇÃO SUPLEMENTAR FOI OFERECIDA EM TEMPO
OPORTUNO, PELOS ESTADOS REQUERENTES, SEM PREJUÍZO DA DEFESA
EXERCITADA COM EFICIÊNCIA E BRILHANTISMO.
5) TERRITORIALIDADE.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (CRIMES DE MARTHEIM) E DA POLÔNIA
(CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA).
B) FALTA DE JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), PORQUE
A OCUPAÇÃO MILITAR NÃO TRANSFORMOU ESSAS LOCALIDADES EM TERRITÓRIO
ALEMÃO, NEM ALI PERMANECEM SUAS TROPAS, NEM O EXTRADITANDO
CONTINUA NO SERVIÇO.
6) NACIONALIDADE ATIVA.
A) JURISDIÇÃO DA ÁUSTRIA (SOBIBOR E TREBLINKA) POR SER STANGL
AUSTRIACO.
B) JURISDIÇÃO DA ALEMANHA (SOBIBOR E TREBLINKA), NÃO PORQUE STANGL
TIVESSE AO TEMPO A NACIONALIDADE ALEMÃ, MAS PORQUE ESTAVA A SERVIÇO
DO GOVERNO GERMÂNICO.
7) NARRATIVA. FOI MINUCIOSA, E ATÉ EXCESSIVA, A DESCRIÇÃO DOS
FATOS DELITUOSOS, DEPENDENDO A APURAÇÃO DA CULPABILIDADE, OU O
GRAU DESTA, DE JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
8) GENOCÍDIO. A ULTERIOR TIPIFICAÇÃO DO GENOCÍDIO, EM CONVENÇÃO
INTERNACIONAL E NA LEI BRASILEIRA, OU DE OUTRO ESTADO, NÃO EXCLUI
A CRIMINALIDADE DOS ATOS DESCRITOS, POIS A EXTRADIÇÃO E PEDIDA
COM FUNDAMENTO EM HOMICÍDIO QUALIFICADO.
9) CRIME POLÍTICO. A EXCEÇÃO DO CRIME POLÍTICO NÃO CABE, NO CASO,
MESMO, SEM APLICAÇÃO IMEDIATA DA CONVENÇÃO SOBRE O GENOCÍDIO, OU
DA L. 2.889/56, PORQUE ESSA EXCUSATIVA NÃO AMPARA OS CRIMES
COMETIDOS COM ESPECIAL PERVERSIDADE OU CRUELDADE (EXTR. 232, 1961).
O PRESUMIDO ALTRUISMO DOS DELINQUENTES POLÍTICOS NÃO SE AJUSTA A
FRIA PREMEDITAÇÃO DO EXTERMÍNIO EM MASSA.
10) ORDEM SUPERIOR.
A) NÃO SE DEMONSTROU QUE O EXTERMÍNIO EM MASSA DA VIDA HUMANA
FOSSE AUTORIZADO POR LEI DO ESTADO NAZISTA.
B) INSTRUÇÕES SECRETAS (CASO BOHNE) OU DELIBERAÇÕES DISFARÇADAS,
COMO A 'SOLUÇÃO FINAL' DA CONFERÊNCIA DE WANNSEE, NÃO TINHAM
EFICÁCIA DE LEI.
C) GRADUADO FUNCIONÁRIO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA NÃO PODIA IGNORAR
A CRIMINALIDADE DO MORTICÍNIO, CUJOS VESTÍGIOS AS AUTORIDADES
PROCURARAM METODICAMENTE APAGAR.
D) A REGRA 'RESPONDEAT' SUPERIOR ESTÁ VINCULADA A COAÇÃO MORAL NÃO
PRESUMIDA PARA QUEM FEZ CARREIRA BEM SUCEDIDA NA ADMINISTRAÇÃO
DE ESTABELECIMENTOS DE EXTERMÍNIO.
E) DE RESTO, O EXAME DESSA PROVA DEPENDE DO JUÍZO DA AÇÃO PENAL.
11) JULGAMENTO REGULAR. A PARCIALIDADE DA JUSTIÇA DOS ESTADOS
REQUERENTES NÃO SE PRESUME; NEM PODERIA O EXTRADITANDO SER JULGADO
PELA JUSTIÇA BRASILEIRA, OU RESPONDER PERANTE JURISDIÇÃO
INTERNACIONAL, QUE NÃO É OBRIGATÓRIA.
12) PRESCRIÇÃO.
A) FICOU AFASTADO O PROBLEMA DA RETROATIVIDADE; EXAMINOU-SE A
MATÉRIA PELO DIREITO COMUM ANTERIOR, PORQUE O BRASIL, QUE OBSERVA
O PRINCÍPIO DA LEI MAIS FAVORÁVEL, NÃO SUBSCREVEU CONVENÇÃO, NEM
EDITOU LEI ESPECIAL, SOBRE PRESCRIÇÃO EM CASO DE GENOCÍDIO.
B) NO QUE RESPEITA A POLÔNIA, A PRESCRIÇÃO NÃO FOI INTERROMPIDA,
SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA NOSSA LEI; TAMBÉM NÃO O FOI QUANTO A
ÁUSTRIA, EM RELAÇÃO AOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA, PORQUE
NENHUM DOS ATOS PRATICADOS PELO TRIBUNAL DE VIENA EQUIVALE AO
RECEBIMENTO DA DENÚNCIA, DO DIREITO BRASILEIRO.
C) A ABERTURA DA INSTRUÇÃO CRIMINAL NOS TRIBUNAIS DE LINZ E
DUSSELDORF, TENDO EFEITO EQUIVALENTE AO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA,
DO DIREITO BRASILEIRO, INTERROMPEU A PRESCRIÇÃO RELATIVAMENTE
AOS PEDIDOS DA ÁUSTRIA, PELOS CRIMES DE HARTHEIM, E DA ALEMANHA,
PELOS CRIMES DE SOBIBOR E TREBLINKA.
13) PREFERÊNCIA.
A) A DETERMINAÇÃO DA PREFERÊNCIA, ENTRE OS ESTADOS REQUERENTES,
CABE AO SUPREMO TRIBUNAL, E NÃO AO GOVERNO, PORQUE O CASO SE
ENQUADRA EM UM DOS CRITÉRIOS DA LEI, CUJA INTERPRETAÇÃO FINAL
COMPETE AO JUDICIÁRIO.
B) AFASTOU-SE A PREFERÊNCIA PELA TERRITORIALIDADE, PLEITEADA PELA
ALEMANHA, PELAS RAZÕES JÁ INDICADAS QUANTO A JURISDIÇÃO.
C) PELO CRITÉRIO DA GRAVIDADE DA INFRAÇÃO, O EXAME DO TRIBUNAL
NÃO SE LIMITA AO TINO DO CRIME, MAS PODE RECAIR SOBRE O CRIME
'IN CONCRETO' (COMBINAÇÃO DO ART. 42 DO C. PENAL COM O ART. 78, II,
'B', DO C. PR. PEN.).
D) EM CONSEQUÊNCIA, FOI RECONHECIDA A PREFERÊNCIA DA ALEMANHA
(SOBIBOR E TREBLINKA), E NÃO DA ÁUSTRIA (HARTHEIM), CONSIDERADAS,
NÃO SOMENTE AS CONSEQUÊNCIAS DO CRIME, COMO TAMBÉM AS FINALIDADES
DAQUELES ESTABELECIMENTOS E A FUNÇÃO QUE O EXTRADITANDO NELES
EXERCIA.
14) ENTREGA. ENTREGA DO EXTRADITANDO A ALEMANHA, SOB AS CONDIÇÕES
DA LEI, ESPECIALMENTE AS DO ART. 12, E COM O COMPROMISSO DE
COMUTAÇÃO DE PENA E DA ENTREGA ULTERIOR A ÁUSTRIA.
15) 'HABEAS CORPUS'. FICOU PREJUDICADO O 'HABEAS CORPUS',
REQUERIDO, ALIÁS, A REVELIA DO EXTRADITANDO.Decisão
Indeferido o pedido da Polônia; autorizada a entrega do extraditando,
em primeiro
lugar à Alemanha, com o compromisso de conversão da pena de prisão
perpétua
em prisão temporária, e bem assim, o da ulterior entrega do
extraditando à Justiça
da Àustria, observadas as demais condições da lei, especialmente as do
Artigo 12; julgado prejudicado o Habeas corpus. Decisões unânimes.
Data do Julgamento
:
07/06/1967
Data da Publicação
:
DJ 20-12-1967 PP-04383 EMENT VOL-00714-01 PP-00020 RTJ VOL-00043-01 PP-00168
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. VICTOR NUNES
Parte(s)
:
REQTE.: GOVERNO DA ÁUSTRIA
ADV.: GEORGE TAVARES
EXTDO.: FRANZ PAUL STANGL
ADV.: FRANCISCO MANUEL XAVIER DE ALBUQUERQUE
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