main-banner

Jurisprudência


STF Ext 519 / PT - PORTUGAL EXTRADIÇÃO

Ementa
EXTRADIÇÃO. PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA OU DO "PROCEDIMENTO CRIMINAL". LEIS PORTUGUESA E BRASILEIRA. EMBORA DEMONSTRADO, NO CASO, PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPUBLICA, O PREENCHIMENTO DE OUTROS REQUISITOS LEGAIS PARA A EXTRADIÇÃO, DEVE ESTA SER INDEFERIDA, SEJA PORQUE CARACTERIZADA A PRESCRIÇÃO DA PRETENSAO PUNITIVA, PELA CONJUGAÇÃO DO DIREITO PORTUGUES E BRASILEIRO (LINHA DO VOTO DO RELATOR, SEGUIDO POR VARIOS MINISTROS), SEJA PELA APLICAÇÃO PURA E SIMPLES DO DIREITO PORTUGUES ("PRESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CRIMINAL"), SEGUNDO O VOTO DE OUTROS MINISTROS. EXTRADIÇÃO INDEFERIDA, POR VOTAÇÃO UNÂNIME.
Decisão
Após os votos dos Ministros Relator, Marco Aurélio, Carlos Velloso e Celso de Mello que indeferiam a extradição, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista do Ministro Sepúlveda Pertence. Plenáario, 07.02.1991. Decisão: O Tribunal por unanimidade indeferiu o pedido de extradição. Plenário, 27.02.1991.

Data do Julgamento : 27/02/1991
Data da Publicação : DJ 12-03-1993 PP-03557 EMENT VOL-01695-01 PP-00170
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SYDNEY SANCHES
Parte(s) : REQTE. : GOVERNO DE PORTUGAL EXTRA. : ORLANDO VICENTE SALES ADVS. : FLÁVIO AUGUSTO MARX, IRINEU STRENGER, ITAMAR BARROS CIOCHTTI, : LUIZ CESAR AGUIRRE D'OTTAVIANO E JULIETE RITA CARVALHO
Mostrar discussão