main-banner

Jurisprudência


STF Ext 585 / REPÚBLICA DA ÁUSTRIA EXTRADIÇÃO

Ementa
- EXTRADIÇÃO. - PEDIDO DE EXTRADIÇÃO QUE PREENCHE OS REQUISITOS LEGAIS PARA SUA CONCESSÃO. IMPROCEDENCIA DA ALEGAÇÃO DE QUE A GARANTIA CONSTITUCIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCENCIA ESTARIA SENDO VIOLADA POR MANDADOS DE PRISÃO COM BASE EM MERA SUSPEITA. O ESTADO REQUERENTE NÃO ESTA OBRIGADO A OBSERVAR NORMAS PROCESSUAIS, AINDA QUE CONSTITUCIONAIS, VIGORANTES NO BRASIL, ONDE, ALIAS, JA SE FIRMOU A JURISPRUDÊNCIA DESTA CORTE NO SENTIDO DE QUE O ARTIGO 5. , LVII, DA CONSTITUIÇÃO NÃO IMPEDE A PRISÃO CAUTELAR COMO AS EM QUE SE FUNDA O PRESENTE PEDIDO DE EXTRADIÇÃO. EXTRADIÇÃO DEFERIDA.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal deferiu o pedido de extradição. Votou o Presidente. Não votou o Ministro Ilmar Galvão, por não ter assistido ao relatório. Ausentes, ocasionalmente, os Ministros Carlos Velloso e Sydney Sanches. Retificou, oralmente, a conclusão do parecer do Ministério Público Federal, por erro material, o Procurador-Geral da República, Dr. Aristides Junqueira Alvarenga. Plenário, 20.10.1993.

Data do Julgamento : 20/10/1993
Data da Publicação : DJ 08-04-1994 PP-07223 EMENT VOL-01739-02 PP-00347
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : REQTE. : GOVERNO DA AUSTRIA EXTNDOS. : RUDOLF NOSSAL OU DIRK MECHAEL THEODOR E MANFRED MOSER ADV. : ANTONIO CESAR CAVALCANTI JUNIOR
Mostrar discussão