main-banner

Jurisprudência


STF HC 68655 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
- "Habeas corpus em que a autoridade tida como coatora e juiz de Tribunal de Alçada Criminal. Competência para o processamento e julgamento originarios desse "habeas corpus". - Apesar de o juiz de Tribunal de Alçada ser autoridade que não esta arrolada entre as a que alude o artigo 105, I, "a", da Constituição Federal, outra solução não há, para manter-se a coerencia do sistema de competencias, concernente ao "habeas corpus", senao a de, por construção, atribuir-se, também nessa hipótese, competência ao Superior Tribunal de Justiça para o processamento e julgamento originarios de "habeas corpus" em que figure como coator juiz de Tribunal de Alçada. Habeas corpus que não se conhece por não ser o Supremo Tribunal Federal competente para julga-lo originariamente, determinando-se sua remessa ao Superior Tribunal de Justiça que e o competente.
Decisão
A Turma não conheceu do habeas corpus por não ser o Supremo Tribunal Federal o competente para julgá-lo, originariamente, determinando sua remessa ao Superior Tribunal de Justiça que é o competente. Unânime. 1ª Turma, 24.09.91.

Data do Julgamento : 24/09/1991
Data da Publicação : DJ 14-11-1991 PP-16356 EMENT VOL-01642-01 PP-00135 RTJ VOL-00138-01 PP-00162
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : PACIENTE : ERIZANOR LEITE DE MELO IMPETRANTE : JAQUELINE VIEIRA DE MELO COATOR : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão