main-banner

Jurisprudência


STF HC 69230 / MG - MINAS GERAIS HABEAS CORPUS

Ementa
"HABEAS CORPUS". PACIENTE QUE, EM CELA ESPECIAL DO DOPS, DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, AGUARDA JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE BAEPENDI, NO MESMO ESTADO. ALEGADA COAÇÃO, CONSISTENTE EM HAVER SIDO MANTIDO NA ALUDIDA PRISÃO, PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ENQUANTO SE APRECIA PEDIDO DE CORREIÇÃO PARCIAL, MANIFESTADO PELO PROMOTOR DE JUSTIÇA, CONTRA DESPACHO DO JUÍZO DE PRIMEIRO GRAU, QUE DETERMINARA SUA TRANSFERENCIA PARA O PRESIDIO LOCAL. Decisão que não pode ser apodada de contraria a lei ou de restritiva ao direito a prisão especial reconhecido ao paciente, dado ser diplomado em curso superior, ja que, conforme demonstrado nos autos, o presidio do DOPS, contrariamente ao que ocorre com o da Comarca de Baependi, atende plenamente as exigencias previstas em lei para o mencionado regime prisional, além de oferecer as necessarias condições de segurança. Ordem denegada.
Decisão
A Turma indeferiu o pedido de "habeas corpus". Unânime. Ausente, ocasionalmente, o Min. Celso de Mello. 1ª Turma, 25-02-92.

Data do Julgamento : 25/02/1992
Data da Publicação : DJ 20-03-1992 PP-03323 EMENT VOL-01654-02 PP-00350 RTJ VOL-00141-02 PP-00561
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : PACTE.: MAURO RESENDE FROTA IMPTE.: SIDNEY F. SAFE SILVEIRA COATOR: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Mostrar discussão