main-banner

Jurisprudência


STF HC 70497 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
STF: competência originaria inexistente: HABEAS CORPUS fundado em coação imputada a sentença, transitada em JULGADO para a defesa, ainda quando haja o Tribunal de segundo grau, no mesmo processo, julgado a apelação do MP, circunscrita a tema alheio ao da impetração. 1. E da jurisprudência consolidada no STF que lhe compete conhecer originariamente do habeas corpus, se o Tribunal inferior, em recurso da defesa, manteve a condenação do paciente, ainda que sem decidir explicitamente dos fundamentos da subsequente impetração da ordem: na apelação do réu, salvo limitação explicita quando da interposição, toda a causa se devolve ao conhecimento do Tribunal competente, que não esta adstrito as razoes aventadas pelo recorrente. 2. Mas, quando o Tribunal de segundo grau só tenha julgado recurso da acusação ou recurso parcial da defesa, a simples eventualidade, não cogitada, de conceder habeas corpus de oficio por motivo de coação alheia ao âmbito de devolução do apelo julgado não lhe faz imputavel o constrangimento alegado em posterior petição de habeas corpus: simile da questão com a da competência reconhecida ao Tribunal que haja indeferido revisão ou habeas corpus para conhecer originariamente da impetração subsequente com fundamentação diversa.
Decisão
Por proposta do Relator, a Turma determinou a remessa dos autos do habeas corpus a julgamento do Tribunal Pleno. Unânime. 1ª. Turma, 03.8.93. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado por indicação do Relator, em face do Quorum da Sessão. Ausentes, justificadamente, os Ministros Paulo Brossard e Francisco Rezek. Vice-Procurador-Geral da República, Dr. Moacir Antonio Machado da Silva. Plenário, 04.8.93. Decisão: Por votação unânime, o Tribunal não conheceu do pedido de habeas corpus. Plenário, 25.8.93.

Data do Julgamento : 25/08/1993
Data da Publicação : DJ 24-09-1993 PP-19577 EMENT VOL-01718-02 PP-00254
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Parte(s) : PACTE.(S): RUBENS DA SILVA IMPTE.(S): RUBENS DA SILVA COATOR(A/S)(ES): TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão