- Anúncio -
main-banner

Jurisprudência


STF HC 72232 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. COMPETÊNCIA. MATÉRIA CRIMINAL. PREFEITO MUNICIPAL. 2. ANTES DA INVESTIDURA COMO PREFEITO, O PACIENTE FOI CONDENADO, EM PRIMEIRO GRAU, POR JUIZ COMPETENTE. A APELAÇÃO INTERPOSTA DA SENTENÇA CONDENATÓRIA VEIO A SER JULGADA PELO TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL, QUANDO O PACIENTE JA DETINHA A CONDIÇÃO DE PREFEITO MUNICIPAL. 3. COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO (CONSTITUIÇÃO. ART. 29, VIII). 4. HABEAS CORPUS DEFERIDO, EM PARTE, PARA RECONHECIDA A VALIDADE DA SENTENÇA, ANULAR O JULGAMENTO DA APELAÇÃO PELO TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL, POR INCOMPETENCIA, DETERMINANDO-SE A REMESSA DOS AUTOS DO RECURSO AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, COMPETENTE PARA JULGAR A APELAÇÃO INTERPOSTA PELO PACIENTE CONTRA A DECISÃO CONDENATÓRIA DE PRIMEIRO GRAU.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu, em parte, o habeas corpus para, anulado o julgamento da apelação feito pelo Tribunal de Alçada criminal do Estado de São Paulo, encaminhar os autos ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para julgar a apelação interposta. 2ª. Turma, 11-04-95.

Data do Julgamento : 11/04/1995
Data da Publicação : DJ 04-08-1995 PP-22643 EMENT VOL-01794-03 PP-00524
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : PACTE.(S): PEDRO HERMENEGILDO CIPOLA IMPTE.(S): ADELINO MORELLI E OUTRO COATOR(A/S)(ES): TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO