main-banner

Jurisprudência


STF HC 72562 / BA - BAHIA HABEAS CORPUS

Ementa
"HABEAS-CORPUS". INSTIGAÇÃO AO HOMICIDIO. CONCURSO EVENTUAL. PROVIMENTO UNÂNIME, PELO TRIBUNAL "A QUO", DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO INTERPOSTO CONTRA A SENTENÇA DE PRONUNCIA, PARA AFASTAR A QUALIFICADORA DE "MOTIVO TORPE" IMPUTADA AO AUTOR DO HOMICIDIO, MANTENDO-A PARA OS DOIS INSTIGADORES, SEM IMPUTAR-LHES MOTIVO DE CARÁTER PESSOAL, EM ACÓRDÃO COM FUNDAMENTAÇÃO CONTRADITORIA. Estabelece o art. 580 do C.P.P. que "no caso de concurso de agentes (Código Penal, art. 25, hoje art. 29), a decisão do recurso interposto por um dos reus, se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitara aos outros". "Habeas-corpus" conhecido e deferido para, confirmando a liminar, conceder a ordem para afastar a qualificadora de "motivo torpe" imputada ao paciente. Ordem estendida, de oficio, ao co-réu Vinicius Oliveira Castro.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu o habeas corpus, nos termos do voto do Relator, estendendo a decisão ao co-réu Venicius Oliveira Castro. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Francisco Rezek. 2ª Turma, 15.08.1995.

Data do Julgamento : 15/08/1995
Data da Publicação : DJ 20-10-1995 PP-35258 EMENT VOL-01805-03 PP-00495
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : CRISTIANO FERREIRA CAMPOS IMPTE. : RAIDALVA ALVES SIMOES DE FREITAS COATOR :TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA
Mostrar discussão