main-banner

Jurisprudência


STF HC 72799 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS

Ementa
PENAL. PROCESSUAL PENAL. "HABEAS CORPUS". FIANÇA. NÃO CABIMENTO. PRISÃO PREVENTIVA. CPP, ART. 324, IV. EXECUÇÃO PROVISÓRIA. I. - Não é cabível a concessão de fiança se presentes os motivos para a prisão preventiva. CPP, art. 324, IV. Na hipótese, os réus evadiram-se quando da decretação da prisão preventiva e se apresentaram, após prolatada a sentença condenatória, para evitar que ela transitasse em julgado. II. - Pena fixada em dois anos e oito meses, no regime semi-aberto, vencido um dos juízes, que a fixava em dois anos, pelo que foram interpostos embargos infringentes. Possibilidade de a progressão ser deferida. Precedente do STF: Ação Penal nº 307-DF. III. - H.C. deferido, em parte.
Decisão
Por maioria, a Turma deferiu em parte o habeas corpus, para, tendo em conta a situação do paciente, condenado no regime semi - aberto, assegurar-lhe, desde de logo, poder progredir ao regime aberto, desde que verificado os requisitos subjetivos pelo Juízo competente. Vencido, em parte, o Senhor Ministro Marco Aurélio que deferia o habeas corpus, assegurando ao paciente a prestação de fiança. Falou pelo paciente o Dr. Nélio Machado, e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Cláudio Lemos Fonteles. 2a. Turma, 05.12.95.

Data do Julgamento : 05/12/1995
Data da Publicação : DJ 20-04-2001 PP-00105 EMENT VOL-02027-03 PP-00642
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : PACTE. : LUIS FELIPE OLLIVIER DE PONTES MEDEIROS, MARCUS VINICIUS OLLIVIER DE PONTES MEDEIROS, ANTONIO EDUARDO COTA HALLAK. IMPTES. : NELIO ROBERTO SEIDL MACHADO E OUTROS COATOR : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão