main-banner

Jurisprudência


STF HC 72868 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
"HABEAS-CORPUS". ROUBO QUALIFICADO. SEMI-IMPUTABILIDADE. "REFORMATIO IN PEJUS": SUBSTITUIÇÃO PELO TRIBUNAL, SEM RECURSO DO ÓRGÃO ACUSADOR, DA PENA DE RECLUSÃO EM REGIME SEMI-ABERTO POR MEDIDA DE SEGURANÇA DETENTIVA, POR IDENTICO PERIODO, NO MINIMO. Mesmo reconhecida a validade dos fundamentos do acórdão atacado, ao invocar o art. 96 do C.P. e que a medida de segurança e um direito do réu, o fato e que, sem recurso do Órgão acusador, o regime semi-aberto foi substituido por medida de segurança detentiva, agravando a situação do paciente. Aplicação residual da Súmula 525. "Habeas-corpus" conhecido e deferido para anular o acórdão da parte impugnada e determinar que se prossiga no julgamento nesta parte, dentro dos limites da matéria recorrida.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu em parte o habeas corpus, nos termos do voto do Ministro Relator. Ausente, ocasionalmente, o Sr.Ministro Francisco Rezek. 2ª Turma, 29.08.1995.

Data do Julgamento : 29/08/1995
Data da Publicação : DJ 20-10-1995 PP-35260 EMENT VOL-01805-03 PP-00620
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : ROGERIO FERREIRA OU ROGERIO DE SOUZA FERREIRA OU : LUCIANO VITAL SANTIAGO OU LUCIANO DA SILVA IMPTE. : NUHAD SAID OLIVER COATOR : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão