main-banner

Jurisprudência


STF HC 73186 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. CONDENAÇÃO. MANDADO DE PRISÃO. 2. ALEGAÇÃO DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL, PORQUE EXPEDIDO O MANDADO DE PRISÃO, ANTES DO TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO CONDENATÓRIA. 3. A CIRCUNSTANCIA DE O RÉU PRETENDER INTERPOR RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO, QUE NÃO POSSUEM EFEITO SUSPENSIVO, NÃO IMPEDE A EXPEDIÇÃO DE MANDADO DE PRISÃO, APÓS CONFIRMADA A CONDENAÇÃO EM SEGUNDO GRAU. 4. HIPÓTESE EM QUE O PACIENTE APELOU EM LIBERDADE, HAVENDO INTERPOSTO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO AO ACÓRDÃO REFERENTE AO JULGAMENTO DA APELAÇÃO. 5. NÃO ESTANDO AINDA ESGOTADA A INSTÂNCIA DA APELAÇÃO, DEFERE-SE, EM PARTE, O HABEAS CORPUS, PARA QUE NÃO SE EXECUTE A PRISÃO DO PACIENTE, ENQUANTO NÃO FOREM JULGADOS OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.
Decisão
A Turma, por unanimidade, deferiu em parte o habeas corpus para que o mandado de prisão do paciente não se execute até o julgamento dos embargos de ceclaração, pela Câmara Criminal Competente. 2ª Turma, 15.12.1995.

Data do Julgamento : 15/12/1995
Data da Publicação : DJ 29-03-1996 PP-09376 EMENT VOL-01822-02 PP-00241
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : PACTE. : AHMAD ALI WEHBE IMPTE. : PAULO SERGIO SANTO ANDRE COATOR. : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão