main-banner

Jurisprudência


STF HC 73203 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. CONDENAÇÃO POR TRAFICO DE SUBSTANCIA ENTORPECENTE. NULIDADE. PENA AGRAVADA EM RAZÃO DA REINCIDENCIA. ALEGAÇÃO DE BIS IN IDEM. Na fixação da pena-base, presentes as diretrizes do art. 59 do Código Penal, ateve-se a decisão condenatória a ma personalidade e conduta social do agente, e aos motivos e circunstancias do crime. O acréscimo decorrente da reincidencia foi levado em conta uma única vez, na segunda fase da fixação da pena, de acordo com o que determina o critério trifasico. Descabido falar-se na inexistência de situação configuradora de reincidencia. Os autos demonstram que o paciente voltou a delinquir antes do decurso do prazo de cinco anos a que se refere o art. 64, I, do Código Penal. Ordem indeferida.
Decisão
A Turma indeferiu o pedido de habeas corpus. Unânime. Ausente, ocasionalmente, o Senhor Ministro Moreira Alves, Presidente. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Sydney Sanches. 1ª. Turma, 18.12.95.

Data do Julgamento : 18/12/1995
Data da Publicação : DJ 19-04-1996 PP-12217 EMENT VOL-01824-03 PP-00483
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : PACIENTE : VALENTIM APARECIDO BOSCARO IMPETRANTE: VALENTIM APARECIDO BOSCARO COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão