main-banner

Jurisprudência


STF HC 73286 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA. ROUBO. CÓDIGO PENAL, ART. 157, PAR. 2., ITENS I E II. CONDENAÇÃO A SEIS ANOS, SETE MESES E DEZ DIAS DE RECLUSÃO. 2. PENA-BASE ESTABELECIDA, MOTIVADAMENTE, EM QUATRO ANOS E TRES MESES DE RECLUSÃO. SOBRE A PENA-BASE, NA AUSÊNCIA DE AGRAVANTES OU ATENUANTES, APLICOU-SE A MAJORAÇÃO MINIMA DE UM TERCO, PELAS QUALIFICADORAS, E O AUMENTO DE UM SEXTO, TAMBÉM NO FATOR MINIMO, RESULTANTE DO CONCURSO FORMAL, POR SEREM DOIS OS PATRIMONIOS ATINGIDOS. 3. NÃO PROCEDE A ALEGAÇÃO DE NULIDADE DA SENTENÇA, POR VÍCIO NA INDIVIDUALIZAÇÃO DA PENA. 4. HABEAS CORPUS DEFERIDO, EM PARTE, PARA QUE O TRIBUNAL INDIGITADO COATOR COMPLETE O JULGAMENTO, COM A DEFINIÇÃO DO REGIME INICIAL DE CUMPRIMENTO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE, ESTENDIDA A DECISÃO AOS CO-REUS (CPP, ART. 580).
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu em parte o habeas corpus para que o Tribunal complete o julgamento, com a definição do regime inicial de cumprimento da pana privativa de liberdade, em relação ao paciente; estendendo-se essa decisão aos demais co-réus. 2ª Turma, 06.02.1996.

Data do Julgamento : 06/02/1996
Data da Publicação : DJ 29-03-1996 PP-09376 EMENT VOL-01822-02 PP-00304
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : PACTE. : NELSON FERNANDES DE SOUZA IMPTE. : NELSON FERNANDES DE SOUZA COATOR : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão