main-banner

Jurisprudência


STF HC 73348 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. FIXAÇÃO DA PENA. INOBSERVÂNCIA DO MÉTODO TRIFÁSICO. ILEGALIDADE. CONJUNTO PROBATÓRIO INSUFICIENTE: ALEGAÇÃO INCOMPATÍVEL COM A VIA ELEITA. I - Ao invocar a reincidência na fixação da pena-base, incorreu a decisão singular em ilegalidade. O método trifásico é de necessária aplicação quando se vêem presentes, a par das circunstâncias judiciais do artigo 59 do CP, algumas das chamadas circunstâncias legais - como a reincidência -, no molde do artigo 61-I do CP. II - Alegação de insuficiência do acervo probatório para a condenação é insuscetível de apreciação na via estreita do habeas corpus. Ordem parcialmente concedida para que, mantida a decisão condenatória, seja a pena novamente fixada conforme os critérios legais.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu em parte o habeas corpus para, mantida a condenação, anular a sentença relativamente à fixação da pena, outra devendo ser prolatada sobre esse ponto. 2a. Turma, 05.03.96.

Data do Julgamento : 05/03/1996
Data da Publicação : DJ 11-04-1997 PP-12183 EMENT VOL-01864-03 PP-00612
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. FRANCISCO REZEK
Parte(s) : PACTE. : JOSE ALVES GUIMARAES IMPTE. : JOSE ALVES GUIMARAES COATOR : TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão