main-banner

Jurisprudência


STF HC 73351 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. ACUSAÇÃO VAZADA EM FLAGRANTE DE DELITO VIABILIZADO EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DE OPERAÇÃO DE ESCUTA TELEFÔNICA, MEDIANTE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. PROVA ILÍCITA. AUSÊNCIA DE LEGISLAÇÃO REGULAMENTADORA. ART. 5º, XII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. FRUITS OF THE POISONOUS TREE. O Supremo Tribunal Federal, por maioria de votos, assentou entendimento no sentido de que sem a edição de lei definidora das hipóteses e da forma indicada no art. 5º, inc. XII, da Constituição não pode o Juiz autorizar a interceptação de comunicação telefônica para fins de investigação criminal. Assentou, ainda, que a ilicitude da interceptação telefônica -- à falta da lei que, nos termos do referido dispositivo, venha a discipliná-la e viabilizá-la -- contamina outros elementos probatórios eventualmente coligidos, oriundos, direta ou indiretamente, das informações obtidas na escuta. Habeas corpus concedido.
Decisão
A Turma decidiu afetar o julgamento do presente pedido de habeas corpus ao Tribunal Pleno. Unânime. 1ª Turma, 0.04.96. Decisão: Por maioria de votos, o Tribunal deferiu o pedido de habeas corpus, vencidos os Ministros Octavio Gallotti, Sydney Sanches, Néri da Silveira e Moreira Alves. Votou o Presidente. Declarou impedimento o Ministro Carlos Velloso. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Celso de Mello. Falou pelo paciente o Dr. Marcos Roberto Alexander. Plenário, 09.05.96.

Data do Julgamento : 09/05/1996
Data da Publicação : DJ 19-03-1999 PP-00009 EMENT VOL-01943-01 PP-00007
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : PACTE. : JOSE PEREIRA DA ROSA IMPTE. : MARCOS ROBERTO ALEXANDER E OUTRO COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão