main-banner

Jurisprudência


STF HC 73623 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
"HABEAS CORPUS". TRIBUNAL DO JÚRI. DECISÃO MANIFESTAMENTE CONTRÁRIA À PROVA DOS AUTOS: ANULAÇÃO: REALIZAÇÃO DE NOVO JULGAMENTO. IMPROPRIEDADE DO "HABEAS CORPUS" PARA REAVALIAR O JUÍZO DE VALORAÇÃO DAS PROVAS. 1. Convencendo-se o Tribunal de Justiça, no seu juízo de valoração das provas, de que estas não se coadunam com o reconhecimento do homicídio privilegiado, é imprópria a via estreita do "habeas corpus" para reavaliar o mesmo juízo, cujo convencimento formou-se em sede competente. 2. Diante da competência do Tribunal de Justiça para processar e julgar recurso de apelação interposto com fundamento na letra "d" do inciso III do artigo 593 do Código de Processo Penal, não há como desconstituir-se, em pedido de habeas corpus, o acórdão que determinou a realização de novo julgamento pelo Tribunal do Júri. 3. "Habeas corpus" indeferido.
Decisão
Por unanimidade, a Turma indeferiu o habeas corpus. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Marco Aurélio. 2ª Turma, 01.10.1996.

Data do Julgamento : 01/10/1996
Data da Publicação : DJ 29-11-1996 PP-47157 EMENT VOL-01852-02 PP-00215
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : NILSON BACHELLI JUNIOR IMPTE. : OTAVIO ALVES GARCIA E OUTRO COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão