main-banner

Jurisprudência


STF HC 73788 / RS - RIO GRANDE DO SUL HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. PROVA ILÍCITA. ALEGAÇÃO NÃO SUSCITADA ANTE O TRIBUNAL DE ORIGEM. HIPÓTESE DE NÃO CONHECIMENTO. DOSIMETRIA DA PENA. FUNDAMENTAÇÃO IDÔNEA . PROVA TESTEMUNHAL COMPLEMENTAR À DOCUMENTAL. AUSÊNCIA DE ILEGALIDADE. I - O tópico relativo à ilicitude das provas não foi suscitado na apelação. Não deve o Supremo usurpar a competência das instâncias penais ordinárias. Pedido, no ponto, não conhecido. II - As infrações cometidas após o advento da Lei 8.137/90 são suficientes para justificar a aplicação da pena tal como estipulada. Ausência de ilegalidade. III - A alegação de que os testemunhos dos fiscais de tributos estaduais não têm valor probatório foi corretamente afastada pelo tribunal de origem: cuida-se de prova complementar à documental, contra a qual não há suspeita. Pedido indeferido na parte em que conhecido.
Decisão
Por unanimidade, a Turma conheceu em parte do pedido e, nessa parte, o indeferiu. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Marco Aurélio. 2a. Turma, 17.12.96.

Data do Julgamento : 17/12/1996
Data da Publicação : DJ 11-04-1997 PP-12185 EMENT VOL-01864-04 PP-00718
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. FRANCISCO REZEK
Parte(s) : PACTE. : VOLNEI COPETTI PACTE. : WANDERLEI JOSE COPETTI IMPTE. : RENATO CRAMER PEIXOTO COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Mostrar discussão