main-banner

Jurisprudência


STF HC 74969 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL DE JUSTIÇA - PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL. Muito embora convencido sobre a competência do Superior Tribunal de Justiça para julgar habeas impetrado contra ato de Tribunal de Justiça, ressalvo o entendimento pessoal para aguardar a aprovação de Proposta de Emenda Constitucional, versando a explicitação, simples explicitação do tema. HABEAS CORPUS - PROVA - REVOLVIMENTO. O habeas corpus não é o meio hábil para reexame de elementos probatórios objetivando transformar condenação em absolvição.
Decisão
Depois do voto do Ministro Marco Aurélio (Relator), que não conhece da ação de habeas corpus, por entender incompetente o Supremo Tribunal Fedral para processar e julgar, originariamente, habeas corpus contra atos ou omissões de Tribunal de Justiça, ordenando, em conseqüência, a remessa do processo ao Superior Tribunal de Justiça, foi o julgamento suspenso em virtude do pedido de vista formulado pelo Ministro Moreira Alves. Plenário, 18-06-1997. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01-10-1997. Decisão: O Tribunal, por votação unânime, resolvendo questão de ordem proposta pelo Ministro Moreira Alves, e acolhida pelo Ministro-Relator, tendo presente a ocorrência de fato superveniente, deliberou excluir de sua apreciação a questão preliminar suscitada pelo Relator. Prosseguindo no julgamento, o Tribunal, tembém por votação unânime, indeferiu o pedido de habeas corpus, nos termos do voto do Relator.Ausente,justificadamente, o Ministro Sydney Sanches. Plenario, 09-10-1997.

Data do Julgamento : 09/10/1997
Data da Publicação : DJ 20-08-1999 PP-00023 EMENT VOL-01959-01 PP-00078
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : PACTE. : RAIMUNDO SOUZA SILVA IMPTE. : RAIMUNDO SOUZA SILVA COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão