main-banner

Jurisprudência


STF HC 75549 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS

Ementa
"HABEAS CORPUS". AUSÊNCIA DE RECURSO DE APELAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE NÃO MANIFESTOU A INTENÇÃO DE RECORRER: ALEGAÇÃO IMPROCEDENTE. RÉU INDEFESO APÓS A SENTENÇA DE PRIMEIRO GRAU: ARGUMENTO SEM CONSISTÊNCIA. 1. Constatado erro material na lavratura da ata de julgamento realizado pelo Juízo de Auditoria Militar, ao mencionar que a Defensora Pública e a defesa do acusado manifestaram a intenção de apelar da sentença, quando o certo seria a Promotora de Justiça e a defesa do acusado, improcede a alegação de ausência de recurso do Ministério Público, ainda mais porque o órgão do Parquet sustentou o libelo vestibular integralmente em sua derradeira manifestação. 2. Sem consistência o argumento de que o paciente ficou indefeso após a sentença de primeiro grau porque o advogado constituído adotou tese prejudicial à defesa e acolheu as alegações deduzidas nas razões recursais do Ministério Público, uma vez revelado nos autos que o seu defensor, nas razões de apelação, manteve as teses que vinham sendo sustentadas na instância "a quo", objetivando decisão benéfica ao acusado. 3. Habeas corpus indeferido.
Decisão
Por unanimidade, a Turma indeferiu o habeas corpus. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Carlos Velloso. 2ª Turma, 03.03.98.

Data do Julgamento : 03/03/1998
Data da Publicação : DJ 17-04-1998 PP-00003 EMENT VOL-01906-01 PP-00212
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : PAULO ROBERTO NUNES BARBOSA IMPTE. : ALBERTO SILVA DOS SANTOS LOUVERA COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão