main-banner

Jurisprudência


STF HC 75681 / ES - ESPÍRITO SANTO HABEAS CORPUS

Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Na dicção da ilustrada maioria (seis votos a favor e cinco contra), entendimento em relação ao qual guardo reservas, compete ao Supremo Tribunal Federal julgar todo habeas corpus impetrado contra ato de tribunal, tenha este, ou não, qualificação de superior. PAUTA - PUBLICAÇÃO - DESAFORAMENTO - OMISSÃO DO NOME DE UM DOS ADVOGADOS DO ACUSADO. Verificado o vício de pauta, no que se deixou de inserir o nome de qualquer dos representantes processuais do acusado, impõe-se a concessão da ordem, declarando-se a nulidade e a insubsistência do acórdão que resultou no desaforamento.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu o habeas corpus, para anular o acórdão e determinar que novo julgamento se realizae, com prévia publicação da pauta, nela se nserindo o nome do representante da defesa. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Carlos Velloso e Maurício Corrêa. 2ª Turma, 16.06.98.

Data do Julgamento : 16/06/1998
Data da Publicação : DJ 04-09-1998 PP-00003 EMENT VOL-01921-01 PP-00068
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : PACTE. : PAULO RODRIGUES QUARESMA IMPTE. : VINÍCIUS BITTENCOURT COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Mostrar discussão