main-banner

Jurisprudência


STF HC 77417 / SP - SÃO PAULO HABEAS CORPUS

Ementa
- PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. PREFEITO MUNICIPAL. CONDENAÇÃO PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Lei 201, de 1967, art. 1º. RENÚNCIA DO ADVOGADO CONSTITUÍDO PELO PACIENTE. INTIMAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE NOVO DEFENSOR. REPUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO REQUERIDA PELOS NOVOS DEFENSORES, PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO. INDEFERIMENTO. CERCEAMENTO DE DEFESA. I. - Tendo o advogado constituído pela defesa renunciado ao mandato, após a prolação do acórdão condenatório, os novos defensores requereram a republicação do referido acórdão, para restabelecimento do prazo recursal, dado que, quando de sua publicação, o paciente não possuía defensor constituído. O indeferimento do pedido constitui cerceamento de defesa. II. - HC deferido.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu o habeas corpus, para cassar o acórdão no agravo regimental e assegurar ao paciente a devolução do prazo para a interposição de recurso contra o acórdão condenatório. 2ª. Turma, 14/12/98.

Data do Julgamento : 14/12/1998
Data da Publicação : DJ 26-02-1999 PP-00002 EMENT VOL-01940-01 PP-00094
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : PACTE. : RUY CARLOS GONZALEZ IMPTES. : CELSO CAMPOS PETRONI E OUTRO COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Mostrar discussão