main-banner

Jurisprudência


STF HC 77642 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS

Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Na dicção da ilustrada maioria (seis votos a favor e cinco contra), entendimento em relação ao qual guardo reservas, compete ao Supremo Tribunal Federal julgar todo e qualquer habeas corpus impetrado contra ato de tribunal, tenha este, ou não, qualificação de superior. CO-AUTORIA - ABSOLVIÇÃO DE CO-RÉU - TRÂNSITO EM JULGADO DO DECRETO CONDENATÓRIO - IRRELEVÂNCIA. Uma vez chegando-se, ante os mesmos fatos e as mesmas normas jurídicas, à absolvição de co-réu, impõe-se seja estendida a decisão aos partícipes. Tratando- se de hipótese na qual deixaram estes últimos de interpor recurso, transitando em julgado, para eles, o decreto condenatório, tem-se aberta a via da extensão, observada a justiça igualitária, isonômica, do habeas corpus de ofício.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, deferiu o pedido de habeas corpus, nos termos do voto do Relator. Ausentes, justificadamente, o Sr. Ministro Celso de Mello, Presidente, e, neste julgamento, o Sr. Ministro Néri da Silveira. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Carlos Velloso, Vice- Presidente. Plenário, 17.12.98.

Data do Julgamento : 17/12/1998
Data da Publicação : DJ 09-04-1999 PP-00003 EMENT VOL-01945-02 PP-00229
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : PACTE. : WENDEL NOVAES MOURA PACTE. : ANDERSON DE AGUIAR PACTE. : ALMIR FERNANDES DE OLIVEIRA IMPTES. : JOSÉ HUGO PINTO FERREIRA (DEFENSOR PÚBLICO) E OUTROS COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão