main-banner

Jurisprudência


STF HC 77683 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS

Ementa
COMPETÊNCIA - HABEAS CORPUS - ATO DE TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Na dicção da ilustrada maioria (seis votos a favor e cinco contra), entendimento em relação ao qual guardo reservas, compete ao Supremo Tribunal Federal julgar todo e qualquer habeas corpus impetrado contra ato de tribunal, tenha este, ou não, qualificação de superior. DEFESA - JULGAMENTO DE APELAÇÃO - MAIORIA - AUSÊNCIA DE INTERPOSIÇÃO DOS EMBARGOS INFRINGENTES - SILÊNCIO DA DEFENSORIA PÚBLICA. Conclui-se haver ficado o acusado indefeso quando, diante de decisão por maioria de votos no julgamento de apelação, deixa-se de interpor os embargos infringentes. O vício surge exacerbado se a defesa, no processo, corre à conta do próprio Estado. O princípio inserto no artigo 261 do Código de Processo Penal há de ser preservado à exaustão. Precedente: Habeas Corpus nº 71.961-9, Segunda Turma, Relator Ministro Marco Aurélio, Diário da Justiça de 24 de fevereiro de 1995.
Decisão
Por maioria, a Turma deferiu o habeas corpus, para cassar a certidão relativa ao trânsito em julgado do acórdão, determinando seja intimado o novo defensor do paciente, enviando-se ao Procurador-Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro cópia do acórdão, vencido o Senhor Ministro Carlos Velloso que indeferia o habeas corpus. 2ª Turma, 20.10.98.

Data do Julgamento : 20/10/1998
Data da Publicação : DJ 19-03-1999 PP-00009 EMENT VOL-01943-01 PP-00109
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : PACTE. : ALVARO JOSÉ BRITO JUNIOR IMPTE. : SERGIO GERALDO MOREIRA RODRIGUES JUNIOR COATOR : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mostrar discussão