main-banner

Jurisprudência


STF HC 78388 / BA - BAHIA HABEAS CORPUS

Ementa
- DIREITO PROCESSUAL PENAL. IMPEDIMENTO E SUSPEIÇÃO DE JUÍZES. DESIGNAÇÃO DE SUBSTITUTO. VALIDADE DOS ATOS PRATICADOS PELO JUIZ DESIGNADO. "HABEAS CORPUS". 1. A fundamentação dos acórdãos e do parecer do Ministério Público federal bastam para o indeferimento do pedido de "Habeas Corpus". 2. Na verdade, o aresto afirmou que a designação do Substituto, diante dos impedimentos e suspeições referidos, foi feita validamente, ou seja, de acordo com a legislação aplicável à espécie. E na inicial não procurou o impetrante demonstrar que a designação tenha recaído sobre magistrado que não ostentava a condição de Substituto legal dos impedidos ou suspeitos. 3. Por outro lado, enquanto perdurou a designação, foram válidos os atos praticados pelo Juiz designado, não havendo razão para que sejam desconstituídos. 4. "H.C." indeferido.
Decisão
A Turma indeferiu o pedido de habeas corpus. Unânime. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Octavio Gallotti. 1ª Turma, 15-12-1998.

Data do Julgamento : 15/12/1998
Data da Publicação : DJ 21-05-1999 PP-00004 EMENT VOL-01951-02 PP-00363
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. SYDNEY SANCHES
Parte(s) : PACTE. : SILVIO ROBERTO DE MORAES COELHO IMPTE. : CESAR AUGUSTO PRISCO PARAISO COATOR : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão