main-banner

Jurisprudência


STF HC 79797 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS

Ementa
JÚRI - QUESITOS - FORMULAÇÃO - PARÂMETROS - INDUZIMENTO - IMPROPRIEDADE. Os quesitos devem ser formulados a partir dos parâmetros do processo, sobressaindo os fatos narrados na denúncia, na defesa, na sentença de pronúncia e no libelo. Na elaboração dessas perguntas, impõe-se o emprego de palavras e expressões que não induzam o corpo de jurados - leigos - a esta ou àquela resposta.
Decisão
Por maioria, a Turma deferiu, em parte, o habeas corpus, para determinar que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em prosseguimento ao julgamento da apelação, se pronuncie quanto a validade dos quesitos de nºs 3º e 4º, objeto da apelação, vencido, em parte, o Senhor Ministro-Relator, que indeferia a ordem. Redator para o acórdão o Senhor Ministro Marco Aurélio. Falou, pelo paciente, o Dr. André Ribeiro e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. João Batista de Almeida. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Celso de Mello. 2ª. Turma, 14.03.2000.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. MARCO AURÉLIO
Data da Publicação : DJ 29-06-2001 PP-00034 EMENT VOL-02037-03 PP-00606
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : JOSÉ MAXIMINIANO DA SILVEIRA FERREIRA IMPTES. : RODRIGO HENRIQUE ROCA PIRES E OUTRO COATOR : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão