main-banner

Jurisprudência


STF HC 80584 / PA - PARÁ HABEAS CORPUS

Ementa
Habeas corpus. 2. Pretendida exclusão dos pacientes, desde logo, do inquérito, e que não sejam presos, nem processados, em decorrência dos fatos investigados por Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI. 3. Não é cabível, sem exame de fatos concretos, reconhecer que esteja a CPI impedida de investigar os pacientes. Além disso, não há indicação de ato concreto e específico, por parte do órgão tido por coator, a evidenciar a prática de comportamento abusivo ou ilegal, ou ameaça à liberdade de ir e vir dos pacientes, o que não se há de ter como caracterizado pela só circunstância de convocação para depor na CPI. 4. Habeas corpus preventivo deferido, parcialmente, tão-só, para que seja resguardado aos acusados o direito ao silêncio, por ocasião de seus depoimentos, de referência a fatos que possam constituir elemento de sua incriminação.
Decisão
- O Tribunal, por unanimidade, deferiu, em parte, a ordem de habeas corpus, nos termos do voto do Relator. Votou o Presidente. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Ellen Gracie, Celso de Mello, Sydney Sanches e Moreira Alves. Plenário, 08.03.2001.

Data do Julgamento : 08/03/2001
Data da Publicação : DJ 06-04-2001 PP-00069 EMENT VOL-02026-05 PP-01094
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : PACTE. : FLÁVIO ANTÔNIO FERREIRA VIÉGAS PACTE. : FLÁVIO AUGUSTO TITAN VIÉGAS PACTE. : ROSA CRISTINA GIÓIA SANTOS IMPTE. : FLÁVIO ANTÔNIO FERREIRA VIÉGAS COATOR : COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (CPI PARA INVESTIGAR A OCUPAÇÃO DE TERRAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA)
Mostrar discussão