main-banner

Jurisprudência


STF HC 80921 / PA - PARÁ HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS-CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINÁRIO. DENÚNCIA: IMPROCEDÊNCIA DA ALEGAÇÃO DE ILEGITIMIDADE DO MEMBRO DO PARQUET QUE A OFERECEU. PROCEDÊNCIA QUANTO ÀS RAZÕES QUE APONTAM OMISSÃO, PELO STJ, DO EXAME DE TODAS AS TESES SUBMETIDAS. 1. Alegação de nulidade consubstanciada na inexistência de delegação do Procurador-Geral para que o Procurador de Justiça oferecesse a denúncia contra juiz aposentado. Improcedência, ante a demonstração de que o membro do Parquet, à época Corregedor-Geral, tinha a incumbência de substituir o Procurador-Geral em suas ausências e impedimentos temporários, nos termos do artigo 15 da Lei Complementar 6/95 (Lei Orgânica do Ministério Público de Rondônia). 2. Multiplicidade de teses submetidas ao Superior Tribunal de Justiça. Omissão quanto a algumas delas: impossibilidade de exame nesta Corte, por implicar supressão de instância. Ordem deferida, em parte.
Decisão
Por unanimidade, a Turma deferiu, em parte, o habeas corpus para, afastando a ilegitimidade ativa do órgão do Ministério Público, determinar que o Superior Tribunal de Justiça prossiga no julgamento dos demais fundamentos da impetração. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Celso de Mello. 2ª. Turma, 11.12.2001.

Data do Julgamento : 11/12/2001
Data da Publicação : DJ 22-03-2002 PP-00031 EMENT VOL-02062-02 PP-00346
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. MAURÍCIO CORRÊA
Parte(s) : PACTE. : JOÃO DE ALBUQUERQUE NUNES NETO OU JOÃO ALBUQUERQUE NUNES NETO IMPTES. : INOCÊNCIO MÁRTIRES COÊLHO JÚNIOR E OUTRA COATOR : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão