main-banner

Jurisprudência


STF HC 82770 ED-ED / RJ - RIO DE JANEIRO EMB.DECL.NOS EMB.DECL.NO HABEAS CORPUS

Ementa
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. POSSIBILIDADE DE ACLARAR JULGAMENTO OBSCURO, COMPLETAR DECISÃO OMISSA OU DIRIMIR CONTRADIÇÃO. OMISSÃO SUPRIDA NO JULGAMENTO DOS PRIMEIROS EMBARGOS DECLARATÓRIOS. ESCLARECIMENTO QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO DA DECISÃO QUE DENEGOU A ORDEM DO HABEAS CORPUS. NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR PARA GARANTIA DA ORDEM PÚBLICA NOS TERMOS DO ART. 312 DO CPP. INTENÇÃO DE VER NOVAMENTE APRECIADA A PRETENSÃO DEDUZIDA NO WRIT. EMBARGOS ACOLHIDOS PARCIALMENTE SOMENTE PARA ESCLARECER O FUNDAMENTO DA DECISÃO DE DENEGAÇÃO DA ORDEM. 1. Os embargos de declaração são cabíveis para devolver ao órgão jurisdicional a oportunidade de pronunciar-se no sentido de aclarar julgamento obscuro, completar decisão omissa ou dirimir contradição de que se reveste o julgado. 2. A alegada omissão suscitada pelo embargante nos primeiros embargos declaratórios foi devidamente suprida no julgamento dos embargos, eis que constou expressamente do voto do relator o fundamento do art. 312 do CPP para a manutenção da custódia cautelar do embargante. 3. Não houve contradição no julgamento dos embargos de declaração, mas, sim, o preenchimento de omissão no julgamento do habeas corpus para deixar expresso o fundamento do art. 312 do CPP para a manutenção da prisão do embargante. 4. Ficou devidamente esclarecido com o julgamento dos primeiros embargos declaratórios que esta Turma denegava a ordem de habeas corpus com fundamento na necessidade de garantia da ordem pública, nos termos do art. 312 do CPP. 5. Nestes novos embargos declaratórios, resta nítida a intenção do embargante de ver novamente apreciada a pretensão deduzida no writ, a despeito de haver sido analisada por ocasião do julgamento da impetração e aclarada quando da apreciação dos primeiros embargos declaratórios. 6. Embargos parcialmente acolhidos somente para esclarecer que a denegação da ordem do habeas corpus nº 82.770 teve como fundamento a garantia da ordem pública, nos termos do art. 312 do Código de Processo Penal.
Decisão
A Turma, por votação unânime, acolheu, parcialmente, os embargos de declaração, nos termos do voto da Relatora. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Joaquim Barbosa e Eros Grau. 2ª Turma, 16.12.2008.

Data do Julgamento : 16/12/2008
Data da Publicação : DJe-043 DIVULG 05-03-2009 PUBLIC 06-03-2009 EMENT VOL-02351-02 PP-00397
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. ELLEN GRACIE
Parte(s) : EMBTE.(S): ROGÉRIO COSTA DE ANDRADE E SILVA ADV.(A/S): ANTONIO NABOR AREIAS BULHÕES EMBDO.(A/S): SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão