main-banner

Jurisprudência


STF HC 85712 / GO - GOIÁS HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. ILEGALIDADE DA PRISÃO OCORRIDA EM COMARCA DIVERSA DAQUELA EM QUE SE DETERMINARA A PRISÃO PREVENTIVA, SEM EXPEDIÇÃO DE CARTA PRECATÓRIA E SEM A PRESENÇA DE AUTORIDADES LOCAIS. VIOLAÇÃO DO ART. 289 DO CÓDIGO PENAL. A não-expedição de precatória acarreta mera irregularidade administrativa, perfeitamente sanável. Situação de fato inalterada, que não impediria a imediata expedição de novo decreto prisional, porquanto persistem os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva constantes do art. 312 do Código de Processo Penal. ALEGAÇÃO DE EXCESSO DE PRAZO PARA O ENCERRAMENTO DA INSTRUÇÃO CRIMINAL. Não há constrangimento ilegal quando a morosidade alegada tem como causa principal a instauração, pelo próprio paciente, de incidente de insanidade mental, além de outras medidas protelatórias. PEDIDO DE HABEAS CORPUS INDEFERIDO.
Decisão
A Turma, por unanimidade, indeferiu a ordem, nos termos do voto do Relator. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Celso de Mello e Carlos Velloso. Presidiu, este julgamento, a Senhora Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 03.05.2005.

Data do Julgamento : 03/05/2005
Data da Publicação : DJ 16-12-2005 PP-00112 EMENT VOL-02218-4 PP-00654
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. JOAQUIM BARBOSA
Parte(s) : PACTE.(S) : JOSÉ VALDECI DOS SANTOS IMPTE.(S) : DOGIMAR GOMES DOS SANTOS COATOR(A/S)(ES) : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão