- Anúncio -
main-banner

Jurisprudência


STF HC 85860 / PR - PARANÁ HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS. EXECUÇÃO ENQUANTO PENDENTE JULGAMENTO DE RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO. IMPOSSIBILIDADE FACE AO CASO CONCRETO. Os recursos especial e extraordinário não são dotados de efeito suspensivo, o que viabilizaria, em princípio, a plena execução da pena restritiva de direitos. Todavia, dadas as características do caso concreto, principalmente em razão das condições de saúde do paciente, impõe-se ratificar a posição firmada no Habeas corpus 84.859, cujo entendimento foi pelo não cabimento de execução provisória nas penas restritivas de direitos, uma vez que estas dependem, para efeito de sua efetivação, do trânsito em julgado da sentença. Ordem deferida.
Decisão
Depois do voto da Senhora Ministra-Relatora, indeferindo o pedido de habeas corpus, o julgamento foi suspenso em virtude de pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2ª Turma, 06.09.2005. Decisão: A Turma, por maioria, vencida a Relatora, deferiu a ordem de habeas corpus. Lavrará o acórdão o eminente Ministro Joaquim Barbosa. Falou, pelo paciente, o Dr. Cezar Roberto Bitencourt. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Celso de Mello. Presidiu, este julgamento, a Senhora Ministra Ellen Gracie. 2ª Turma, 14.02.2006.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. JOAQUIM BARBOSA
Data da Publicação : DJ 15-12-2006 PP-00109 EMENT VOL-02260-04 PP-00701
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. ELLEN GRACIE
Parte(s) : PACTE.(S) : AFONSO CELSO BRAGA IMPTE.(S) : CEZAR ROBERTO BITENCOURT E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES) : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA