main-banner

Jurisprudência


STF HC 86577 / ES - ESPÍRITO SANTO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. PENAL. PROCESSUAL PENAL. PRISÃO CAUTELAR. SUSPEIÇÃO DO MAGISTRADO. INOCORRÊNCIA. AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇAO. INOCORRÊNCIA. ORDEM DENEGADA. I - Declarações de magistrado quanto à morte de colega de ofício, bem como sua participação, como testemunha, em processo que envolve magistrado, também acusado, sobre questões referentes à atividade judicante, não ensejam sua suspeição. II - A decisão que decretou a custódia cautelar deu-se em contexto suficiente para a caracterização da hipótese de garantia da ordem pública. III - Ordem denegada.
Decisão
Por maioria de votos, a Turma, vencido o Ministro Marco Aurélio, Relator, indeferiu a ordem no habeas corpus e indeferiu, também, a concessão da ordem, de ofício, considerado o excesso de prazo. Presidiu o julgamento o Ministro Marco Aurélio. Ausentes, justificadamente, o Ministro Sepúlveda Pertence e a Ministra Cármen Lúcia. Relator para o acórdão o Ministro Ricardo Lewandowski. Falou pelo paciente o Dr. Pedro Aurélio Rosa de Farias. 1ª. Turma, 12.09.2006.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. RICARDO LEWANDOWSKI
Data da Publicação : DJe-092 DIVULG 30-08-2007 PUBLIC 31-08-2007 DJ 31-08-2007 PP-00035 EMENT VOL-02287-03 PP-00486
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : PACTE.(S) : HEBER VALÊNCIO ADV.(A/S) : PEDRO AURÉLIO ROSA DE FARIAS E OUTRO COATOR(A/S)(ES) : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão