main-banner

Jurisprudência


STF HC 88132 / PR - PARANÁ HABEAS CORPUS

Ementa
I. Habeas corpus: incompetência do Supremo Tribunal Federal para conhecer originalmente do habeas corpus no tocante à alegada coação ilegal imputada ao Tribunal de segundo grau que não haja sido suscitada na impetração ao Superior Tribunal de Justiça. II. Habeas corpus: descabimento para rever a justiça da exacerbação da pena-base, alicerçada motivadamente nas conseqüências não típicas do crime. III. Sentença condenatória: condicionamento da prisão ao trânsito em julgado da condenação, sem recurso do Ministério Público: preclusão.
Decisão
Preliminarmente, a Turma conheceu, parcialmente, do pedido, nos termos do voto do Relator; vencido, em parte, o Ministro Ricardo Lewandowski, que dele não conhecia integralmente. No mérito, também por maioria, indeferiu-se o habeas corpus; vencido o Ministro Marco Aurélio, que o deferia para anular a sentença. Por unanimidade, concedeu a ordem, de ofício, para, fazendo prevalecer a sentença de Primeiro Grau, no ponto não recorrida, conceder liberdade provisória ao paciente, se por al. Falou pelo paciente o Dr. Alessandro Silverio. 1ª. Turma, 04.04.2006.

Data do Julgamento : 04/04/2006
Data da Publicação : DJ 02-06-2006 PP-00019 EMENT VOL-02235-03 PP-00479
Órgão Julgador : Primeira Turma
Relator(a) : Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Parte(s) : PACTE.(S) : ROBERTO BERGER IMPTE.(S) : ALESSANDRO SILVERIO E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES) : SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão