main-banner

Jurisprudência


STF HC 94528 / ES - ESPÍRITO SANTO HABEAS CORPUS

Ementa
HABEAS CORPUS. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DÚVIDA QUANTO À OBSERVÃNCIA DO PRAZO RECURSAL. OPOSIÇÃO VIA FAC-SÍMILE. RECEBIMENTO FORA DO HORÁRIO DE PROTOCOLO. INTEMPESTIVIDADE. ORDEM DENEGADA. Os documentos juntados pelo impetrante não esclarecem a dúvida levantada pelo impetrado quanto ao fato de o paciente ter (ou não) enviado ao Superior Tribunal de Justiça, via fac-símile, os embargos de declaração que opôs. Como o habeas corpus não admite dilação probatória, impõe-se ao impetrante demonstrar suas alegações de plano, desde a impetração, o que não ocorreu. Além disso, não há como se afirmar tempestivos embargos de declaração opostos no último dia do prazo recursal, via fac-símile, fora do horário de funcionamento do protocolo do Superior Tribunal de Justiça. Ordem denegada.
Decisão
Denegada a ordem por votação unânime, cassada a liminar anteriormente deferida. Falou, pelo paciente, o Dr. Márcio Gesteira Palma. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Celso de Mello e Ellen Gracie. Presidiu, este julgamento, o Senhor Ministro Cezar Peluso. 2ª Turma, 17.02.2009.

Data do Julgamento : 17/02/2009
Data da Publicação : DJe-059 DIVULG 26-03-2009 PUBLIC 27-03-2009 EMENT VOL-02354-03 PP-00603
Órgão Julgador : Segunda Turma
Relator(a) : Min. JOAQUIM BARBOSA
Parte(s) : PACTE.(S): DJALMA MONTEIRO DA SILVA IMPTE.(S): EVANDRO PERTENCE E OUTRO(A/S) COATOR(A/S)(ES): SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Mostrar discussão