main-banner

Jurisprudência


STF HD 1 / DF - DISTRITO FEDERAL HABEAS DATA

Ementa
'HABEAS-DATA. 'HABEAS-DATA CONTRA ATO DE MINISTRO DE ESTADO. COMPETÊNCIA ORIGINARIA, PARA O PROCESSO E JULGAMENTO, DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. AO STF COMPETE JULGAR, EM RECURSO ORDINÁRIO, O 'HABEAS-DATA', DECIDIDO, EM ÚNICA INSTÂNCIA, PELOS TRIBUNAIS SUPERIORES, SE DENEGATORIA A DECISÃO. CONSTITUIÇÃO DE 1988, ARTS. 102, II, LETRA 'A'; 105, I, LETRA 'B'. NORMAS TRANSITORIAS E OMISSAO NO TEXTO CONSTITUCIONAL. ATÉ A INSTALAÇÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, A COMPETÊNCIA PARA PROCESSAR E JULGAR, ORIGINARIAMENTE, O 'HABEAS-DATA' CONTRA ATO DE MINISTRO DE ESTADO DEVE SER ATRIBUIDA AO TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS. MOTIVAÇÃO. 'HABEAS-DATA' NÃO CONHECIDO, DETERMINANDO-SE A REMESSA DOS AUTOS DO TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS.
Decisão
Não se conheceu do pedido de habeas data e determinou-se a remessa dos autos ao Tribunal Federal de Recursos, unanimemente. Usou da palavra o Dr. José Paulo Sepúlveda Pertence, Procurador-Geral da República. Plenário, 13.10.88.

Data do Julgamento : 13/10/1988
Data da Publicação : DJ 21-10-1988 PP-27313 EMENT VOL-01520-03 PP-00690
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : REQTE. : WILSON AFONSO KOPP DOS SANTOS ADVA. : ENEIDA FERME SANTOS REQDO. : SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES - SNI
Mostrar discussão