- Anúncio -
main-banner

Jurisprudência


STF Inq 2033 / DF - DISTRITO FEDERAL INQUÉRITO

Ementa
INQUÉRITO. CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL. RECEBIMENTO DE QUEIXA-CRIME. AUSÊNCIA DE ELEMENTOS MÍNIMOS DE PROVA. QUEIXA-CRIME REJEITADA. Para o recebimento de queixa-crime é necessário que as alegações estejam minimamente embasadas em provas ou, ao menos, em indícios de efetiva ocorrência dos fatos. Posição doutrinária e jurisprudencial majoritária. Não basta que a queixa-crime se limite a narrar fatos e circunstâncias criminosas que são atribuídas pela querelante ao querelado, sob o risco de se admitir a instauração de ação penal temerária, em desrespeito às regras do indiciamento e ao princípio da presunção de inocência. Queixa-crime rejeitada.
Decisão
O Tribunal, por maioria, rejeitou a queixa, vencido o Senhor Ministro Marco Aurélio. Declarou impedimento o Senhor Ministro Sepúlveda Pertence. Falaram, pela querelante, o Dr. José Gerardo Grossi, pelo querelado, o Dr. Sidney Safe Silveira e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Cláudio Lemos Fonteles, Procurador-Geral da República. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenário, 16.06.2004.

Data do Julgamento : 16/06/2004
Data da Publicação : DJ 17-12-2004 PP-00033 EMENT VOL-02177-01 PP-00072 RTJ VOL-00194-01 PP-00105
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NELSON JOBIM
Parte(s) : QTE.(S) : GLÓRIA MARIA GUIMARÃES DE PÁDUA RIBEIRO PORTELLA ADV.(A/S) : JOSÉ GERARDO GROSSI E OUTROS QDO.(A/S) : PAULO GERALDO DE OLIVEIRA MEDINA ADV.(A/S) : SIDNEY F. SAFE SILVEIRA
Mostrar discussão