main-banner

Jurisprudência


STF MI 274 AgR / DF - DISTRITO FEDERAL AG.REG.NO MANDADO DE INJUNÇÃO

Ementa
PENSÃO - MILITARES. A NORMA INSERTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SOBRE O CALCULO DE PENSÃO, LEVANDO-SE EM CONTA A TOTALIDADE DOS VENCIMENTOS OU PROVENTOS DO SERVIDOR FALECIDO TEM APLICAÇÃO IMEDIATA, NÃO DEPENDENDO, ASSIM, DE REGULAMENTAÇÃO. A EXPRESSAO CONTIDA NO PAR. 5. DO ARTIGO 40 DO DIPLOMA MAIOR - "ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO EM LEI" REFERE-SE AOS TETOS TAMBÉM IMPOSTOS AOS PROVENTOS E VENCIMENTOS DOS SERVIDORES. A HIPÓTESE NÃO ENSEJA O MANDADO DE INJUNÇÃO.
Decisão
Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01.7.91. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Ausentes, ocasionalmente, os Ministros Célio Borja e Paulo Brossard. Plenário, 19.12.91. Decisão: Por votação unânime, o Tribunal negou provimento ao agravo regimental. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Francisco Rezek. Procurador-Geral da República, Dr. Moacir Antonio Machado da Silva, na ausência ocasional do Aristides Junqueira Alvarenga. Plenário, 10.11.93.

Data do Julgamento : 10/11/1993
Data da Publicação : DJ 03-12-1993 PP-26356 EMENT VOL-01728-01 PP-00019
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : AGTES.: ALBINA ROSSINE DE SOUZA E OUTRAS ADVS.: HERBERTO ALFREDO VARGAS VARNIDE E OUTROS AGDOS: PRESIDENTE DA REPÚBLICA E CONGRESSO NACIONAL
Mostrar discussão