main-banner

Jurisprudência


STF MI 278 / MG - MINAS GERAIS MANDADO DE INJUNÇÃO

Ementa
Mandado de Injunção. Regulamentação do disposto no art. 7º, incisos I e XXI da Constituição Federal. Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa. Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. Pedido não conhecido em relação ao art. 7º, I da CF, diante do que decidiu esta Corte no MI nº 114/SP. Pedido deferido em parte no que toca à regulamentação do art. 7º, XXI da CF, para declarar a mora do Congresso Nacional, que deverá ser comunicado para supri-la.
Decisão
O Tribunal, por maioria, deferiu, em parte, o mandado de injunção, vencido o eminente Relator, que a deferia em maior extensão. Votou o Presidente. Lavrará o acórdão a Senhora Ministra Ellen Gracie. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Marco Aurélio, Presidente, e Moreira Alves, e, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Ilmar Galvão, Vice-Presidente no exercício da Presidência. Plenário, 03.10.2001.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. ELLEN GRACIE
Data da Publicação : DJ 14-12-2001 PP-00028 EMENT VOL-02053-01 PP-00001
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : IMPTE. : SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES DE MINAS GERAIS - SINTTEL/MG ADVDO. : SID H RIEDEL DE FIGUEIREDO E OUTROS ADVDO. : ABDALLA DANIEL CURI ADVDOS. : HUDSON CUNHA E OUTROS IMPDO. : CONGRESSO NACIONAL IMPDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão