main-banner

Jurisprudência


STF MI 95 / RR - RORAIMA MANDADO DE INJUNÇÃO

Ementa
- MANDADO DE INJUNÇÃO: AUSÊNCIA DE LEI REGULAMENTADORA DO DIREITO AO AVISO PREVIO PROPORCIONAL; ILEGITIMIDADE PASSIVA DO EMPREGADOR SUPRIDA PELA INTEGRAÇÃO AO PROCESSO DO CONGRESSO NACIONAL; MORA LEGISLATIVA: CRITÉRIO OBJETIVO DE SUA VERIFICAÇÃO: PROCEDENCIA, PARA, DECLARADA A MORA, NOTIFICAR O LEGISLADOR PARA QUE A SUPRA.
Decisão
Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01.7.91. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Ausentes, ocasionalmente, os Ministros Célio Borja e Paulo Brossard. Plenário, 01.7.91. Decisão: Após o voto do Relator, julgando procedente a ação, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vista dos autos, formulado pelo Ministro Francisco Rezek. Vice-Procurador-Geral da República, Dr. Moacir Antonio Machado da Silva. Plenário, 30.9.92. Decisão: Por maioria de votos, o Tribunal deferiu, em parte, o mandado de injunção, para reconhecer a existência da mora e notificar o Congresso Nacional para que supra a norma regulamentadora, ficando vencidos os Ministros Carlos Velloso, Marco Aurélio e Ilmar Galvão, em maior extensão, e o Ministro Néri da Silveira, em extensão menor, que deferiam para fins diversos. Vencidos os Ministros Francisco Rezek e Celso de Mello, que o indeferiam. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Sydney Sanches, Presidente. Presidiu o julgamento o Ministro Octávio Gallotti, Vice-Presidente. Plenário, 07.10.92.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
Data da Publicação : DJ 18-06-1993 PP-12108 EMENT VOL-01708-01 PP-00075
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. CARLOS VELLOSO
Parte(s) : RECTE. : PAULO MARCELO AGUIAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ADVDO. : PAULO MARCELO AGUIAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE REQDO. : CONGRESSO NACIONAL
Mostrar discussão