main-banner

Jurisprudência


STF MS 20982 / DF - DISTRITO FEDERAL MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. DIPLOMATA. ALEGAÇÃO DE INVALIDADE DE DECRETOS DE DISPENSA DAS FUNÇÕES DE EMBAIXADOR E DE REMOÇÃO PARA A SECRETARIA DE ESTADO EM BRASILIA POR ATOS DE ABUSO DE PODER EM FACE DO DISPOSTO NO ARTIGO 45 DA LEI 7.501/86. - INEXISTÊNCIA DA PRETENDIDA INVALIDADE DOS DECRETOS EM CAUSA UMA VEZ QUE O CITADO DISPOSITIVO LEGAL NÃO CONFERE AO IMPETRANTE O DIREITO DE PERMANENCIA NO POSTO PELO PERIODO MAXIMO NELE PREVISTO. - FICA, ASSIM, PREJUDICADO O EXAME DE A RESTRIÇÃO CONTIDA NO PAR. 2. DO ARTIGO 55 DA LEI 7.501/86 TER, OU NÃO, SIDO REVOGADA PELA ATUAL CONSTITUIÇÃO, SOB O FUNDAMENTO DE SER DISCRIMINATORIA, QUANTO AO EXERCÍCIO DE FUNÇÕES, POR MOTIVO DE IDADE. MANDADO DE SEGURANÇA INDEFERIDO.
Decisão
Decisão: Após o voto do Sr. Ministro-Relator, indeferindo o mandado de segurança, e do voto do Sr. Ministro Marco Aurélio, concedendo o writ, o julgamento foi adiado em virtude do pedido de vis­ta do Sr. Ministro Carlos Velloso. Ausente, ocasionalmente, o Sr. Ministro Sydney Sanches. Falaram: pelo impetrante o Dr. Sérgio Ferraz e pelo Ministério Público Federal o Dr. Aristides Junqueira Alvaren­ga. Plenário, 31.10.1990. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01.07.1991. Decisão: Por maioria de votos, o Tribunal indeferiu o mandado de segurança, vencido, em parte, o Ministro Marco Aurélio que o deferia, parcialmente, para afastar o óbice a eventual nomeação do impetrante para o exercício de cargo de chefia de missão diplomática no exterior. Votou o Presidente. Não votou o Ministro Ilmar Galvão por não ter assistido ao relatório, pois, à época, não integrava a Corte. Procurador-Geral da República, o Dr. Moacir Antonio Machado da Silva, substituto, na ausência ocasional do Dr. Aristides Junqueira Alvarenga. Plenário, 27.11.1991.

Data do Julgamento : 27/11/1991
Data da Publicação : DJ 02-04-1993 PP-05618 EMENT VOL-01698-05 PP-00843
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : IMPETRANTE: EDMUNDO RADWANSKI ADVOGADO: SÉRGIO FERRAZ AUTORIDADE COATORA: PRESIDENTE DA REBÚBLICA LITISCONSORTES PASSIVOS: ROBERTO DE ABREU CRUZ, REGIS PERCY ARSLANIAN, ANA MARIA PENHA BRASIL E JORGE GERALDO KADU
Mostrar discussão