main-banner

Jurisprudência


STF MS 21982 / SP - SÃO PAULO MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA - REFORMA AGRARIA - DESAPROPRIAÇÃO - SANÇÃO - ALEGADA INEXPROPRIABILIDADE DO IMÓVEL RURAL (CF, ART. 185, I E II) - REGULARIDADE FORMAL DO PROCEDIMENTO DE EXPROPRIAÇÃO EM SUA FASE ADMINISTRATIVA - OBSERVANCIA DAS PRESCRIÇÕES LEGAIS PELO PODER EXPROPRIANTE - QUADRO FATICO CONTROVERTIDO - DIREITO LIQUIDO E CERTO INDEMONSTRADO - WRIT DENEGADO. O EXAME DE SITUAÇÕES DE FATO CONTROVERTIDAS - COMO AQUELAS DECORRENTES DE DUVIDA FUNDADA SOBRE A EXTENSAO TERRITORIAL DO IMÓVEL RURAL OU SOBRE O GRAU DE PRODUTIVIDADE FUNDIARIA - REFOGE AO ÂMBITO DAVIA PROCESSUAL DO MANDADO DE SEGURANÇA, QUE NÃO ADMITE, ANTE A NATUREZA ESPECIAL E SUMARISSIMA DE QUE SE REVESTE O WRIT CONSTITUCIONAL, A POSSIBILIDADE DE QUALQUER DILAÇÃO PROBATORIA.
Decisão
Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01.6.94. Decisão: Apresentado o feito em mesa, o julgamento foi adiado em virtude do adiantado da hora. Plenário, 01.7.94. Decisão: Por votação unânime, o Tribunal indeferiu o mandado de segurança, ressalvando ao impetrante as vias ordinárias, e declarou insubsistente a medida liminar concedida. Votou o Presidente. Ausente, ocasionalmente, o Ministro Francisco Rezek. Plenário, 31.8.94.

Data do Julgamento : 31/08/1994
Data da Publicação : DJ 28-04-1995 PP-11134 EMENT VOL-01784-02 PP-00341
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. CELSO DE MELLO
Parte(s) : IMPTE.(S): NEWTON DURAES TEIXEIRA ADV.(A/S): MARCOS JORGE CALDAS PEREIRA E OUTROS IMPDO.(A/S): PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão