STF MS 22122 / PA - PARÁ MANDADO DE SEGURANÇA
E M E N T A: SERVIDOR PÚBLICO - PROCESSO ADMINISTRATIVO - SANÇÃO
DISCIPLINAR - DEMISSÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - LEI Nº
8.112/90 - PRÉVIA INSTAURAÇÃO DE SINDICÂNCIA - DESNECESSIDADE,
PORQUE EXISTENTES DADOS SUFICIENTES À IMEDIATA INSTAURAÇÃO DO
PROCESSO DISCIPLINAR - ALEGADA OFENSA AOS PRINCÍPIOS
CONSTITUCIONAIS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, DO CONTRADITÓRIO E DA
AMPLA DEFESA - INOCORRÊNCIA - PRETENDIDA DEMONSTRAÇÃO DA
INSUFICIÊNCIA DOS ELEMENTOS PROBATÓRIOS QUE DERAM SUPORTE À
PUNIÇÃO DISCIPLINAR - MATÉRIA DE FATO CONTROVERTIDA -
INVIABILIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA INCIDENTAL EM SEDE
MANDAMENTAL - MANDADO DE SEGURANÇA INDEFERIDO.
- A sindicância
administrativa - enquanto simples procedimento de caráter
preparatório - não se reveste de finalidade punitiva, achando-se
instrumentalmente vocacionada a subsidiar, com elementos idôneos,
a instauração, pela Administração Pública, de procedimento
disciplinar contra o servidor estatal.
- Nada impede, contudo,
que a Administração Pública, dispondo de elementos probatórios
idôneos, faça instaurar, desde logo, contra determinado servidor
estatal, independentemente de prévia abertura de sindicância,
processo administrativo-disciplinar destinado a viabilizar a
imposição da sanção legal pertinente, observadas, necessariamente,
em tal contexto, as garantias de ordem jurídica decorrentes da
cláusula constitucional do "due process of law".
Precedentes.
- O processo mandamental não se revela meio
juridicamente adequado à reapreciação de matéria de fato
controvertida nem constitui instrumento idôneo à reavaliação dos
elementos probatórios, que, ponderados pela autoridade competente,
substanciam o juízo censório proferido pela Administração
Pública.
- Refoge, aos estreitos limites da ação mandamental,
o exame de fatos despojados da necessária liquidez, pois o "iter"
procedimental do mandado de segurança não comporta a
possibilidade de instauração incidental de uma fase de dilação
probatória.
- A noção de direito líquido e certo, para efeito
de impetração de mandado de segurança, ajusta-se, em seu
específico sentido jurídico, ao conceito de situação que deriva
de fato incontestável, vale dizer, de fato passível de
comprovação documental imediata e inequívoca. Precedentes.
Ementa
E M E N T A: SERVIDOR PÚBLICO - PROCESSO ADMINISTRATIVO - SANÇÃO
DISCIPLINAR - DEMISSÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - LEI Nº
8.112/90 - PRÉVIA INSTAURAÇÃO DE SINDICÂNCIA - DESNECESSIDADE,
PORQUE EXISTENTES DADOS SUFICIENTES À IMEDIATA INSTAURAÇÃO DO
PROCESSO DISCIPLINAR - ALEGADA OFENSA AOS PRINCÍPIOS
CONSTITUCIONAIS DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, DO CONTRADITÓRIO E DA
AMPLA DEFESA - INOCORRÊNCIA - PRETENDIDA DEMONSTRAÇÃO DA
INSUFICIÊNCIA DOS ELEMENTOS PROBATÓRIOS QUE DERAM SUPORTE À
PUNIÇÃO DISCIPLINAR - MATÉRIA DE FATO CONTROVERTIDA -
INVIABILIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA INCIDENTAL EM SEDE
MANDAMENTAL - MANDADO DE SEGURANÇA INDEFERIDO.
- A sindicância
administrativa - enquanto simples procedimento de caráter
preparatório - não se reveste de finalidade punitiva, achando-se
instrumentalmente vocacionada a subsidiar, com elementos idôneos,
a instauração, pela Administração Pública, de procedimento
disciplinar contra o servidor estatal.
- Nada impede, contudo,
que a Administração Pública, dispondo de elementos probatórios
idôneos, faça instaurar, desde logo, contra determinado servidor
estatal, independentemente de prévia abertura de sindicância,
processo administrativo-disciplinar destinado a viabilizar a
imposição da sanção legal pertinente, observadas, necessariamente,
em tal contexto, as garantias de ordem jurídica decorrentes da
cláusula constitucional do "due process of law".
Precedentes.
- O processo mandamental não se revela meio
juridicamente adequado à reapreciação de matéria de fato
controvertida nem constitui instrumento idôneo à reavaliação dos
elementos probatórios, que, ponderados pela autoridade competente,
substanciam o juízo censório proferido pela Administração
Pública.
- Refoge, aos estreitos limites da ação mandamental,
o exame de fatos despojados da necessária liquidez, pois o "iter"
procedimental do mandado de segurança não comporta a
possibilidade de instauração incidental de uma fase de dilação
probatória.
- A noção de direito líquido e certo, para efeito
de impetração de mandado de segurança, ajusta-se, em seu
específico sentido jurídico, ao conceito de situação que deriva
de fato incontestável, vale dizer, de fato passível de
comprovação documental imediata e inequívoca. Precedentes.Decisão
Por votação unânime, o Tribunal indeferiu o pedido ressalvou ao
impetrante as vias ordinárias. Votou o Presidente. Ausente,
ocasionalmente, o Ministro Marco Aurélio. Plenário, 18.10.95.
Data do Julgamento
:
18/10/1995
Data da Publicação
:
DJ 19-12-2006 PP-00036 EMENT VOL-02261-04 PP-00870
Órgão Julgador
:
Tribunal Pleno
Relator(a)
:
Min. CELSO DE MELLO
Parte(s)
:
IMPTE. : JOSE RONALDO MONTEIRO CARDIAS
ADV. : OLGA MARIA FONTOURA LINS E OUTRO
IMPDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão