main-banner

Jurisprudência


STF MS 22322 / MG - MINAS GERAIS MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
Mandado de segurança. Juiz classista. Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República que anulou decreto anterior de nomeação para o exercício do cargo de Juiz classista. - Improcedência das alegações da impetração, porque, quanto ao preenchimento dos requisitos legais para a nomeação, os fatos são controvertidos; no tocante à falta de motivação do ato impugnado, ela não ocorre; no concernente ao requisito para a posse de Juiz classista, a alegação não é pertinente ao ato impugnado que diz respeito à anulação de nomeação e não à de posse; e no que diz respeito a ato jurídico perfeito que não podia ser desfeito sem direito ao contraditório e à ampla defesa, é de aplicar-se a parte inicial da súmula 473 desta Corte, além de não haver elementos nos autos para se saber se houve, ou não, exercício de direito de defesa. Mandado de segurança indeferido.
Decisão
Por votação unânime, o Tribunal indeferiu o mandado de segurança. Impedido o Ministro Nelson Jobim. Ausentes, justificadamente, os Ministros Néri da Silveira, Celso de Mello e Marco Aurélio. Plenário, 24.04.97.

Data do Julgamento : 24/04/1997
Data da Publicação : DJ 12-12-1997 PP-65569 EMENT VOL-01895-02 PP-00256
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. MOREIRA ALVES
Parte(s) : IMPTE. : PAULO CESAR MARCONDES PEDROSA ADVOGADO: JOAO BATISTA DE OLIVEIRA ROCHA E OUTRO IMPDO. : PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Mostrar discussão