main-banner

Jurisprudência


STF MS 24014 / DF - DISTRITO FEDERAL MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
- Mandado de segurança. Ato do Responsável pela Unidade Estratégica de Negócios com o Governo Federal, GEFAZ 2, Órgão do Banco do Brasil S/A, e do Presidente do Tribunal de Contas da União, que determinou a aplicação de redutor financeiro no coeficiente do Fundo de Participações de Municípios, invocando o impetrante o direito de receber os repasses constitucionais com base no índice de 1.2(um ponto dois), de acordo com a sua real população 2. A Carta Federal delegou à Lei Complementar o estabelecimento de normas sobre a entrega dos recursos referidos no art. 159 e sobre os critérios de rateio dos fundos previstos no seu inciso I. Competência do TCU para efetuar cálculo das quotas referentes a esses fundos. 3. Não se pode pretender que o Poder Judiciário exerça a competência atribuída pela Constituição, em substituição à Corte de Contas. 4. Mandado de segurança denegado.
Decisão
O Tribunal indeferiu a segurança. Decisão unânime. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Ilmar Galvão e Moreira Alves. Presidiu o julgamento, sem voto, o Senhor Ministro Marco Aurélio. Plenário, 22.04.2002.

Data do Julgamento : 22/04/2002
Data da Publicação : DJ 14-06-2002 PP-00128 EMENT VOL-02073-02 PP-00284
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. NÉRI DA SILVEIRA
Parte(s) : IMPTE. : MUNICÍPIO DE CAJUEIRO ADVDA. : MARLUCE MARISA ARAÚJO RODRIGUES IMPDO. : TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO IMPDA. : UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS COM O GOVERNO FEDERAL DO BANCO DO BRASIL S.A ADVDOS. : MARCELO VICENTE ALKMIM PIMENTA E OUTROS
Mostrar discussão