main-banner

Jurisprudência


STF MS 24785 / DF - DISTRITO FEDERAL MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. TOMADA DE CONTAS ESPECIAL NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. DETERMINAÇÃO DE RENOVAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO. DISCRICIONARIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. INEXISTÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO. SEGURANÇA DENEGADA. Ato do Tribunal de Contas da União que determinou à Administração Pública a realização de nova licitação. Prorrogação do vigente contrato por prazo suficiente para que fosse realizada nova licitação. A escolha do período a ser prorrogado, realizada de acordo com o disposto no contrato celebrado, insere-se no âmbito de discricionariedade da Administração. Segurança denegada.
Decisão
O Tribunal, por maioria, indeferiu a segurança, vencidos os Senhores Ministros Marco Aurélio, Relator, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence. Votou o Presidente, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Redigirá o acórdão o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. Declarou impedimento o Senhor Ministro Eros Grau. Falaram, pela impetrante, o Dr. Sebastião Botto de Barros Tojal e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Cláudio Lemos Fonteles, Procurador-Geral da República. Plenário, 08.09.2004.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. JOAQUIM BARBOSA
Data da Publicação : DJ 03-02-2006 PP-00015 EMENT VOL-02219-04 PP-00609
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : IMPTE.(S) : EMPRESA TEJOFRAN DE SANEAMENTO E SERVIÇOS LTDA ADV.(A/S) : SEBASTIÃO BOTTO DE BARROS TOJAL IMPDO.(A/S) : PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Mostrar discussão