main-banner

Jurisprudência


STF MS 25458 / DF - DISTRITO FEDERAL MANDADO DE SEGURANÇA

Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL. IMPETRAÇÃO CONTRA OMISSÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. CUMPRIMENTO DE DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. SEGURANÇA CONCEDIDA. Rejeitadas, por unanimidade, as preliminares de prejudicialidade, de ilegitimidade passiva, de inépcia da inicial por falta de indicação do litisconsorte passivo e de decadência. Eficácia imediata das decisões da justiça eleitoral, salvo exceções previstas em lei. Comunicada a decisão à Presidência da Câmara dos Deputados, cabe a esta dar posse imediata ao suplente do parlamentar que teve seu diploma cassado. Segurança concedida.
Decisão
O Tribunal, por unanimidade, rejeitou as preliminares suscitadas. No mérito, por maioria, vencidos os Senhores Ministros Marco Aurélio (Relator) e Eros Grau, concedeu a segurança para que a mesa da Câmara dos Deputados proceda à declaração da perda do mandato do litisconsorte passivo e da conseqüente posse do impetrante. Votou o Presidente. Redigirá o acórdão o Senhor Ministro Carlos Velloso. Falaram, pelo impetrante, o Dr. Michel Saliba Oliveira, pelo litisconsorte passivo, o Dr. Paulo Goyaz e, pelo Ministério Público Federal, o Dr. Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, Procurador-Geral da República. Ausentes, justificadamente, a Senhora Ministra Ellen Gracie e o Senhor Ministro Nelson Jobim (Presidente). Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Sepúlveda Pertence (art. 37, I, do RISTF). Plenário, 07.12.2005.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. JOAQUIM BARBOSA
Data da Publicação : DJ 09-03-2007 PP-00026 EMENT VOL-02267-02 PP-00207 LEXSTF v. 29, n. 341, 2007, p. 123-141
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO
Parte(s) : IMPTE.(S) : FRANCISCO BRÍGIDO DA COSTA ADV.(A/S) : JOELSON DIAS E OUTRO(A/S) IMPDO.(A/S) : PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS LIT.PAS.(A/S) : JOSÉ EDIMAR RONIVON SANTIAGO DE MELO ADV.(A/S) : PAULO GOYAZ ALVES DA SILVA E OUTRO
Mostrar discussão