main-banner

Jurisprudência


STF Pet 2455 AgR / PA - PARÁ AG.REG.NA PETIÇÃO

Ementa
Agravo Regimental em Petição. Recolhimento antecipado de ICMS, por meio de substituição tributária. 2. Restabelecimento de medida liminar, pela relatora do Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, nos autos de Medida Cautelar Inominada, pela qual ficou a empresa autorizada a comercializar seus produtos, sem se submeter ao recolhimento antecipado do tributo. 3. Pedido de suspensão de liminar indeferido pelo Presidente do STF. Entendimento no sentido de que o ato da relatora deveria ter sido atacado por meio de agravo regimental para o órgão colegiado ao qual ela se encontra integrada. 4. Completa reformulação da legislação, quanto à suspensão das liminares nos diversos processos, até mesmo na ação civil pública e na ação popular. Disciplina prevista no art. 4o da Lei nº 8.437, de 30.06.92. 5. Agravo regimental provido, para deferir a suspensão da liminar.
Decisão
O Tribunal, por maioria, vencido o Presidente, o Senhor Ministro Marco Aurélio, proveu o agravo para entender cabível o pedido de suspensão e implementá-lo. Redigirá o acórdão o Senhor Ministro Gilmar Mendes. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Moreira Alves, Sepúlveda Pertence e Carlos Velloso, e, neste julgamento, o Senhor Ministro Nelson Jobim. Plenário, 13.03.2003.

Data do Julgamento : Relator(a) p/ Acórdão:  Min. GILMAR MENDES
Data da Publicação : DJ 01-10-2004 PP-00009 EMENT VOL-02166-01 PP-00080 RTJ VOL 00192-01 PP-00141
Órgão Julgador : undefined
Relator(a) : Min. MARCO AURÉLIO (Presidente)
Parte(s) : AGTE.(S) : ESTADO DO PARÁ ADV.(A/S) : PGE-PA-ANTÔNIO SABOIA DE MELO NETO AGDO.(A/S) : ATABEL-ATACADISTA DE BEBIDAS CAPANEMA LTDA ADV.(A/S) : ANTÔNIO VILLAR PANTOJA E OUTROS
Mostrar discussão