main-banner

Jurisprudência


STF Rcl 1513 / RS - RIO GRANDE DO SUL RECLAMAÇÃO

Ementa
AÇÃO POR MEIO DA QUAL SE OBJETIVOU A SUSPENSÃO DA EFICÁCIA DE LEI ESTADUAL QUE ELEVOU A VERBA DE REPRESENTAÇÃO DOS MEMBROS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO. DECISÕES NELA PROFERIDAS EM AÇÃO POR MAGISTRADOS E PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADUAIS, COM ALEGADA USURPAÇÃO DE COMPETÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EM FACE DE TRATAR-SE DE ASSUNTO DE INTERESSE DE TODA A MAGISTRATURA LOCAL. ART. 102, I, N, DA CONSTITUIÇÃO. Competência já anteriormente rechaçada pelo STF, na AO 615, por não configurada, no caso, hipótese de interesse específico da magistratura, com devolução do feito à Justiça estadual, cuja competência resultou afirmada pela atuação dos juízes ora reclamados e pelo julgamento, pelo Tribunal de Justiça, de exceção de suspeição contra eles argüida. Reclamação improcedente.
Decisão
O Tribunal julgou improcedente o pedido formulado na reclamação. Decisão unânime. Ausentes, justificadamente, os Senhores Ministros Moreira Alves e Marco Aurélio, Presidente. Presidência do Senhor Ministro Ilmar Galvão, Vice-Presidente. Plenário, 16.05.2002.

Data do Julgamento : 16/05/2002
Data da Publicação : DJ 02-08-2002 PP-00060 EMENT VOL-02076-01 PP-00180
Órgão Julgador : Tribunal Pleno
Relator(a) : Min. ILMAR GALVÃO
Parte(s) : RECLTE. : ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ADV. : PGE - RS RICARDO ANTÔNIO LUCAS CAMARGO ADVDA. : PGE-RS - YASSODARA CAMOZZATO RECLDA. : JUIZA DE DIREITO SUBSTITUTA DA 7ª VARA DOS FEITOS DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE PORTO ALEGRE RECLDA. : JUIZA DE DIREITO DA 7ª VARA DOS FEITOS DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE PORTO ALEGRE RECLDO. : TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Mostrar discussão